Entenda o que são as bombas de fósforo branco usadas em ataques
Presidente ucraniano acusa forças russas de utilizarem artefato contra civis; Rússia nega
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou, nesta quarta feira (13), a Rússia de utilizar bombas de fósforo branco contra civis. Os russos negam quaisquer ataques contra a população civil.
Apesar de não ser considerada uma arma química, o uso comprovado de tais artefatos contra civis poderia ser enquadrado como crime de guerra cometido pelas forças russas.
Convencionalmente, as mortes em guerra devem ser o menos indolor possível, inclusive para membros das forças armadas. No caso das bombas de fósforo branco, as consequências incluem queimaduras gravíssimas.
Mas o que é o fósforo branco?
O fósforo branco é uma substância química que, em contato com o oxigênio, entra em combustão espontânea. Geralmente é utilizado em formato de bomba, envolvido em uma espécie de película, que explode quando atinge o solo.
Essa bomba, classificada como “arma incendiária”, não é utilizada com o propósito de matar, mas causa uma explosão, seguida de fogo e fumaça. Costuma ser utilizada para iluminar regiões ou criar uma cortina de fumaça, permitindo recuo de tropas.
Apesar de não ter o objetivo primordial de matar, a bomba de fósforo branco pode ser letal. Em contato com seres humanos pode causar irritação dos olhos, tosse, queimaduras graves e falência dos órgãos.
O uso militar dessa arma não é proibido, já tendo sido utilizada em países como Afeganistão, Faixa de Gaza, Iêmen, Iraque, Síria e Somália.