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    Entenda como cultivo de café está ajudando a restaurar parque nacional africano

    Projeto em Moçambique busca reflorestar área e proporciona fonte extra de renda para as comunidades locais

    As árvores indígenas cultivadas ao lado dos cafezais ajudam a fornecer sombra e reflorestar o parque
    As árvores indígenas cultivadas ao lado dos cafezais ajudam a fornecer sombra e reflorestar o parque Divulgação/Comunicação social Gorongosa

    Kayla Smithda CNN

    A África é amplamente considerada o berço do café e hoje os grãos da Etiópia e do Quênia são conhecidos como alguns dos melhores do mundo. Mas há um ator emergente no continente que procura fazer seu nome: Moçambique.

    Este ano, o país aderiu à Organização Internacional do Café, comprometendo-se a produzir café de forma ética e amiga do ambiente.

    Os esforços de Moçambique para se tornar uma potência cafeeira devem-se, em parte, ao Projeto Café da Gorongosa. Fundada em 2013, começou com o objetivo de reflorestar o parque nacional onde está situado — uma área de 4 mil quilômetros quadrados no centro do país.

     

    É o lar de cerca de 200 mil pessoas, bem como de icônicos elefantes e leões africanos. Agora, o café também proporciona uma fonte extra de renda para as comunidades que ali vivem.

    Juliasse Sabao, supervisora ​​do Projeto Café da Gorongosa, diz que antes de o café chegar ao parque nacional, muitas pessoas eram agricultores de subsistência que cultivavam milho, feijão e ervilhas suficientes para alimentar as suas famílias, com pouco excedente para vender

    Mas, através do projeto, os residentes do parque foram incentivados a cultivar café e ensinados a cultivar e colher nos seus campos. Eles também receberam mudas de árvores indígenas para plantar junto à lavoura, oferecendo sombra e quebra-vento ao café, além de ajudar a reflorestar o parque.

    O café da Gorongosa é exportado principalmente para África, sendo a África do Sul o seu maior mercado / Divulgação/Comunicação social Gorongosa

    Agora, o café gera rendimento suficiente para os trabalhadores “pagarem taxas escolares, comprarem novos uniformes e produtos de primeira necessidade para as suas famílias”, diz Sabão. “O estilo de vida deles está mudando muito rapidamente.”

    O projeto começou com apenas dez famílias, mas nos dez anos de funcionamento cresceu e conta com cerca de mil famílias trabalhando como agricultores, torrefadores, colhedores e degustadores.

    Sabao diz que as comunidades inicialmente hesitaram em se envolver: o café era uma cultura nova no país e não se sabia muito sobre ele. Ele notou uma grande mudança depois que a primeira colheita bem-sucedida foi vendida e os agricultores obtiveram lucro; a notícia se espalhou e muito mais pessoas aderiram à iniciativa.

    Reflorestamento, café e comunidades

    Sofia Molina, chefe do projeto, observa que, ao longo do tempo, a produção de café “aumentou lentamente, não apenas em termos de volume, mas também em termos de qualidade”.

    Embora o Projeto Café da Gorongosa seja um empreendimento com fins lucrativos, Molina tem a certeza de uma coisa: “a produção com fins lucrativos não é sustentável para o futuro”. Ela acredita que outras motivações, como o reflorestamento e a participação comunitária, são vitais.

    Sabao compartilha dessa crença. “Havia um programa de cultivo de plantas nativas aqui em 2018, mas não deu certo porque a comunidade não entendeu a importância. ‘Para que benefício?’ era a questão”, diz ele.

    Duas cafeicultoras com suas novas mudas / Divulgação/Comunicação social Gorongosa

    “Então, sentamos e trouxemos o café como catalisador do reflorestamento. Eles estão felizes agora porque sabem que se cultivarem café, vão ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, a floresta vai voltar.”

    O reflorestamento é muito necessário. O parque enfrentou grave degradação devido a desastres naturais, conflitos humanos e desenvolvimento, afetando a vida selvagem que ali vive. 

    Algumas criaturas, como o camaleão pigmeu da Serra da Gorongosa, endêmico da região, estão ameaçadas pela destruição do habitat, e o crescimento e a proteção do ambiente natural ajudarão a proteger a biodiversidade do parque.

    Educação crescente

    “O café é uma cultura nobre”, diz Molina, acrescentando que viu a receita anual de algumas comunidades triplicar desde que aderiu ao projeto. “Feito de mãos dadas com a conservação, tornámo-nos o maior produtor de café de Moçambique”, e isso, diz ela, é “um motivo de orgulho para o próprio país”.

    Parte dos lucros das vendas de café vai para a construção de novas escolas e para a formação de professores no parque. Muitas destas escolas têm um foco particular na criação de um espaço seguro para as meninas locais, incentivando-as a terminar os estudos e ajudando a prevenir os casamentos infantis

    Também são oferecidos programas extracurriculares que, além de ensinarem as meninas a respeitar o ecossistema em que vivem, lhes dão tempo para brincar — algo que faltava antes, pois as meninas iam direto para casa depois da escola para realizar as tarefas domésticas.

    Vasco Galante, diretor de comunicações do parque nacional, acredita que a recuperação do Parque Nacional da Gorongosa é uma das maiores histórias de sucesso de restauração da vida selvagem em África. 

    Ele afirma que a produção de café ajudou a conseguir isso, acrescentando que as vendas do produto permitiram que os compradores se tornassem “parte do sistema autossustentável que ajuda a restaurar e proteger o parque, cria empregos e fornece cuidados de saúde, formação e educação aos seus habitantes”.

    Um leão descansa em uma árvore no Parque Nacional da Gorongosa / Divulgação/Comunicação social Gorongosa

    Impacto transfronteiriço

    O café da Gorongosa é exportado principalmente para África, sendo a África do Sul o seu maior mercado. A empresa tem planos de expansão para o vizinho Zimbábue, bem como para a Tanzânia, Malawi e Quênia.

    O Projeto Café também está facilitando a troca de ideias, convidando agricultores de outros países para conhecer o modelo do parque, bem como enviando seus próprios colaboradores para o exterior.

    Wana Chipoya, uma agrônoma zambiana que trabalha com café, visitou recentemente o parque nacional e ficou muito impressionada. “Levei muitas dessas técnicas comigo”, diz ele.

    A mensagem de Molina para o consumidor final é pensar de onde vem o seu café antes de tomá-lo: “Se está com um preço baixo, por que esse preço é tão baixo? Pense nas famílias que estão no campo e que estão realmente fazendo o trabalho duro — elas dependem da renda desse café.” 

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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