Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Empresa privada lança primeiro foguete orbital no Reino Unido a partir de um Boeing

    Missão “Start Me Up” homenageia a banda britânica The Rolling Stones

    Boeing vai levar foguete para a órbita
    Boeing vai levar foguete para a órbita Divulgação/Virgn

    Guilherme Gamada CNN

    São Paulo

    A empresa aeroespacial Virgin Orbit, fundada pelo bilionário Richard Branson, lança nesta segunda-feira (9) o primeiro foguete orbital no Reino Unido, no espaçoporto de Cornwall, na Inglaterra.

    A missão batizada como “Start Me Up”, em referência à canção e ao álbum da banda britânica The Rolling Stones — parte da tradição da empresa, que também é do grupo Virgin da indústria fonográfica, de nomear das missões com álbuns icônicos da Virgin Records.

    O foguete “LauncherOne” será lançado às 19h16 (pelo horário de Brasília) a partir de um Boeing 747-400 que é apelidado de Cosmic Girl. Pedro Pallotta, especialista em astronáutica, explica à CNN que o foguete é fixado em um suporte adaptado, onde estaria a quinta turbina do avião e, por volta de 35 mil pés de altura, o foguete é liberado e segue sua trajetória até o espaço.

    O veículo espacial, tem 21,3 metros de comprimento, pode levar até meia tonelada de carga para a órbita e custou US$ 12 milhões (R$ 63 milhões) — o que é pode ser considerado barato, seguno especialista.

    “A vantagem da Virgin Orbit é o baixo custo, de 12 milhões de dólares por lançamento e a flexibilidade de lançamento em vários locais, o que permite economizar combustível (propelente de foguete) e colocar mais cargas em órbita terrestre baixa ou heliossíncrona”, afirma Pallotta.

    LauncherOne levará satélites de sete clientes para o espaço, incluindo cargas comerciais e governamentais.

    A parceria é entre os governos dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, esse representado pela Agência Espacial do Reino Unido (UKSA) e o Comando Espacial do Reino Unido, e representa um marco na trajetória aeroespacial britânica. O ministro da Ciência do Reino Unido, Nusrat Ghani, afirmou: “À medida que nos aproximamos cada vez mais do lançamento do primeiro satélite do solo do Reino Unido, é excelente ver o progresso feito pela Virgin Orbit, Spaceport Cornwall e todos do governo na entrega desta missão histórica, a primeira de seu tipo na Europa.”

    “Com 47.000 empregos em todo o Reino Unido, nossa crescente indústria espacial é uma parte vital da economia e tem um papel importante a desempenhar na catalisação de investimentos, gerando crescimento e prosperidade. Estou ansioso para trabalhar com este setor inovador e cumprir nossa Estratégia Espacial Nacional.”

    Esta é a primeira missão da empresa fora do território americano após a Virgin Orbit assinar contratos ao redor do mundo para realizar lançamentos em outros países, como o Reino Unido, Brasil e outros. A empresa tem planos de lançar veículos no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, até 2024.

    A decolagem está prevista para ocorrer após às 19h com a liberação do foguete mais próxima às 20h e poderá ser acompanhado ao vivo no canal do Youtube da
    Virgin Orbit: https://www.youtube.com/watch?v=5Co18HcyqHk