Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Embaixador brasileiro na Espanha acusa jornal de ‘guerra’ contra Bolsonaro

    André Spigariol , CNN, em Brasília

    O embaixador brasileiro na Espanha, Pompeu Andreucci Neto, disse nesta quinta-feira (28) que o jornal espanhol “El País” promove uma “perseguição” e uma “guerra” contra o Brasil, “sua gente e seu presidente”. As palavras constam em uma carta dele enviada ao periódico, em resposta ao editorial “Brasil em perigo”, publicado na terça-feira (26).

    “Sem que jamais tenham exercido um mandato político, sem que nunca tenham governado sequer um bairro, a senhora e seis editorialistas se arrogam o direito de dar lições ao Brasil e à sua gente sobre como se comportar, como se governar e como conduzir a economia”, diz Andreucci, dirigindo-se à diretora do ‘El País’, Soledad Gallego-Díaz.

    “Muitas vezes, sem jamais nem mesmo ter visitado o Brasil, do conforto dos seus escritórios climatizados na Europa, os senhores pretendem ensinar ao povo brasileiro, aquele que tenta ganhar a vida na labuta do dia a dia, como conduzir seus negócios, como pensar e como viver. Que pretensão mais descabida!”, exclama o representante do presidente Jair Bolsonaro na Espanha.

    No editorial publicado na última terça, o “El País” acusa o governo brasileiro de fazer uma “gestão errática da pandemia”, somada a “uma grave crise político-institucional com flertes com o golpismo, que, além de muito grave, desvia a atenção no momento em que o combate ao coronavírus deve ser a prioridade de toda a classe política brasileira”, diz o jornal.

    “O presidente, Jair Bolsonaro, não apenas age de forma irresponsável, ignorando a quarentena, mas demitiu dois ministros da saúde e boicota os esforços dos governadores para tentar controlar uma epidemia cuja magnitude real é desconhecida, porque a quantidade de testes realizados é mínima”, criticam os espanhóis.

    O embaixador brasileiro diz ainda que as instituições brasileiras estão funcionando normalmente e rejeita a ameaça de golpe no país. “A obsessão de ‘El País’ pelo Brasil não esconde sua vocação neocolonialista. Basta de ingerência; basta de opiniões desprovidas de qualquer bom senso; basta de artigos histéricos que ultrapassam os limites da normalidade clínica”, escreve.

    Esta não é a primeira vez que o embaixador se dirige dessa forma à redação do “El País”. Em outubro do ano passado, Andreucci escreveu uma carta a Soledad Gallego-Díaz para repudiar o artigo “Brasil à Beira do Precipício”, do jornalista Breno Altman, também publicado pelo jornal.

     

    Tópicos