Em bilateral entre Brasil e Rússia, guerra na Ucrânia fica de fora
Tema do encontro foi os Brics; mais cedo, chanceler Mauro Vieira participou de reunião para promover fim do conflito por vias diplomáticas
O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira se encontrou com chanceler russo, Sergei Lavrov, na ONU nesta sexta-feira (27).
O tema da reunião foi os Brics e, segundo Vieira, os dois não falaram sobre a guerra na Ucrânia.
O encontro aconteceu às margens da Assembleia Geral, na sede da ONU em Nova York, na tarde desta sexta. Pela manhã, Brasil e China organizaram uma reunião para promover a “Friends for Peace”, iniciativa que busca promover o fim do conflito por vias diplomáticas, não militares.
A ideia de Brasil é China com o evento foi convocar o maior número possível de países para integrar a aliança. Estiveram presentes também representantes das delegações de França, Suíça, Vietnã, Tailândia, México, Etiópia e Colômbia.
Na quinta-feira (26), o chanceler brasileiro se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, para pedir salvo-conduto para os seis opositores venezuelanos que estão asilados na embaixada da Argentina em Caracas, que está sob responsabilidade do Brasil.
Em suas redes sociais, o chanceler venezuelano se limitou a dizer que conversou com Vieira sobre “as relações bilaterais, assim como a geopolítica regional e mundial”.
*com informações de Luciana Taddeo e Débora Bergamasco, da CNN