Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições nos EUA: Veja como está o equilíbrio de poder no Senado neste momento

    Republicanos reduziram drasticamente as chances de os democratas retomarem o controle da Casa

    Capitólio em Washington, sede do Poder Legislativo dos EUA
    Capitólio em Washington, sede do Poder Legislativo dos EUA Foto: Divulgação / Unsplash

    Enquanto os votos das disputas pelo Congresso continuam sendo apurados, veja como está o equilíbrio de poder no Senado neste momento.

    Acompanhe em tempo real a apuração de votos para presidente dos EUA

    Os republicanos reduziram drasticamente as chances de os democratas retomarem o controle da Casa, ao vencerem uma série de disputas pelo país. Os democratas ganharam 47 assentos com um no Colorado, enquanto os republicanos ganharam 47 com um no Alabama.

    Atualmente, há quatro disputas indefinidas no Senado. Os dois lados precisam de 51 cadeiras para controlar a Casa, ou 50 se o candidato à presidência deles vencer, já que o vice-presidente pode ter o voto de decisão.

    Assista e leia também:
    Como é composto o Congresso dos EUA e como as eleições podem mudar as forças
    Biden reduz diferença na Pensilvânia e Geórgia; Trump perde ações na Justiça
    Nevada promete divulgar na sexta-feira apuração de 50 mil votos pendentes

    Na Câmara dos Deputados, os democratas ganharam 208 assentos e os republicanos, 196. O partido que tiver ao menos 218 cadeiras controla a Casa.

    Veja abaixo o que se sabe sobre as disputas pelo Senado.

    Arizona

    O ex-astronauta democrata Mark Kelly tem uma ampla vantagem sobre a senadora republicana Martha McSally – 103 mil votos a mais –, com 89% das urnas apuradas.

    Geórgia

    O republicano David Perdue está à frente do democrata Jon Ossoff por 101 mil votos, com 10 mil a serem apurados. Perdue tem uma margem de 2,1% de vantagem, mas está 0,1% abaixo da maioria necessária exigida pelo estado para evitar um segundo turno em 5 de janeiro.

    O democrata Raphael Warnock está à frente da republicana Kelly Loeffler, com 329 mil votos a mais, mas ainda longe da maioria de 50% necessária para ganhar a cadeira e evitar um segundo turno. 

    Alasca

    Com 47% de votos contabilizados, o senador republicano Dan Sullivan lidera a disputa contra o democrata Al Gross, com 108.488 votos contra 54.755.

    (Com informações de Josiah Ryan, da CNN, em Atlanta)