Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições nos EUA: o que você precisa saber sobre a noite de hoje

    Votos depositados antecipadamente podem causar um grande atraso na divulgação do vencedor

    O principal dia das eleições presidenciais nos Estados Unidos é nesta terça-feira (3), e a noite promete ser longa. 

    Assista e leia também:
    O que são os delegados e como funciona o voto indireto nas eleições dos EUA
    A alternância de poder nos EUA: veja todos os presidentes eleitos até hoje
    Eleições nos EUA: como os locais de votação se adaptaram à pandemia de Covid-19

    Quanto tempo vai levar até que se saiba quem ganhou?

    Ninguém sabe. A CNN não vai projetar o vencedor de um estado até que as urnas na região estejam fechadas (e talvez muito mais tarde, se a disputa estiver apertada).

    É impossível estipular o momento em que o vencedor será conhecido, já que não se sabe como todos os votos antecipados (depositados antes do dia de hoje) vão afetar a habilidade de cada estado divulgar os resultados rapidamente.

    Milhões de norte-americanos votaram previamente – tanto pessoalmente quanto pelo correio – neste ano, muito mais do que o normal, por causa da pandemia de Covid-19. Com isso, pode levar muito tempo para contabilizar esses votos.

    Quando as urnas são fechadas?

    Geralmente a partir das 19h na costa leste do país (21h em Brasília). As últimas urnas são encerradas à 1h da madrugada no Alasca (7h em Brasília).

    Quando começam a sair os primeiros resultados?

    Alguns estados podem divulgar os resultados cedo. Muitos eleitores decidiram votar nas primeiras horas do dia e, em muitas regiões, os funcionários eleitorais podem preparar as urnas para gerar o resultado mais rapidamente após o encerramento.

    Assim, em estados disputados, como Flórida e Texas, talvez os norte-americanos tenham logo no começo da noite uma boa ideia de como as coisas vão transcorrer.

    Já outros estados podem levar dias para apresentar os resultados. Na Pensilvânia, por exemplo, os funcionários eleitorais não podem fazer nada com os votos antecipados até o principal dia da votação. Alguns condados nem mesmo recolhem os votos antes desse dia.

    (Com informações de Zachary B. Wolf, da CNN, em Atlanta)

    Tópicos