Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump sobre Biden: “Você não pode ser presidente se odeia o povo americano”

    Ex-presidente aponta que democrata teria chamado apoiadores do republicano de "lixo"

    Shania SheltonKate Sullivanda CNN

    O ex-presidente e candidato republicano à Presidência, Donald Trump, falou nesta quarta-feira (30) sobre comentários que o presidente Joe Biden teria feito se referindo aos apoiadores do ex-presidente como “lixo”, e afirmou que a vice-presidente e candidata democrata à Presidência, Kamala Harris, e Biden “não podem liderar os EUA se não amam os americanos”.

    “Durante campanha de Kamala Harris na noite passada, Joe Biden disse o que ele e Kamala realmente pensam de nossos apoiadores. Ele os chamou de lixo. E eles estão falando sério”, declarou Trump em um comício em Rocky Mount, na Carolina do Norte.

    “Minha resposta a Joe e Kamala é muito simples. Você não pode liderar os EUA se não amar os americanos”, continuou. “E você não pode ser presidente se odeia o povo americano”.

    Os comentários de Trump são em resposta ao discurso de Biden na terça-feira (29), que supostamente se referiu aos apoiadores do ex-presidente como “lixo”.

    Biden abordou o comício de Trump no Madison Square Garden. “E (no domingo), um comediante chamou, no comício, Porto Rico de “ilha flutuante de lixo”… No meu estado natal, Delaware, eles são pessoas boas, decentes e honradas”.

    “O único lixo que vejo flutuando por aí são seus apoiadores. Sua demonização dos latinos é inconcebível e antiamericana. É totalmente contra tudo o que fizemos, tudo o que fomos”, Biden teria falado, o que gerou repercussão negativa.

    “Hoje mais cedo, me referi à retórica odiosa sobre Porto Rico dita pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden como lixo — que é a única palavra que consigo pensar para descrevê-la”, Biden postou no X, tentando se justificar.

    Quando a CNN pediu uma explicação sobre os comentários do presidente, um porta-voz da Casa Branca insistiu que Biden quis dizer “dos apoiadores” (da retórica) em vez de “os apoiadores” (as pessoas).

    Kamala Harris tentou se distanciar da abordagem de Biden, destacando nesta quarta que discorda “fortemente” de criticar as pessoas com base em quem elas votam.

    A campanha de Trump fez uso dos comentários. Um comunicado de arrecadação de fundos critica especificamente o “silêncio” de Kamala Harris sobre o assunto e afirma que a administração de Biden e Harris “os despreza”, acrescentando que em 5 de novembro “eles verão o quão poderosos realmente somos”.

    O que é o Colégio Eleitoral das eleições dos EUA?

    Tópicos