Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump lidera em 5 estados decisivos na corrida eleitoral, aponta NYT

    Pesquisa de jornal americano revela que republicano tem vantagem em cinco dos seis estados-pêndulo; Biden enfrenta insatisfação com economia e guerra

    Elizabeth Matravolgyida CNN

    Uma pesquisa do jornal americano The New York Times aponta que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump lidera as intenções de voto em cinco dos seis estados decisivos nas eleições presidenciais deste ano.

    O levantamento divulgado nesta terça-feira (14) foi feito em conjunto com a Universidade de Siena e o jornal The Philadelphia Inquirer.

    Biden lidera apenas no estado de Wisconsin, com 47%, enquanto Trump tem 45% das intenções de voto. Os dados levam em consideração apenas os eleitores que já estão registrados. Lembrando que nos Estados Unidos o voto não é obrigatório.

    Veja o resultado da pesquisa:

    • Wisconsin – 45% Trump / 47% Biden
    • Pensilvânia – 44% Biden / 49% Trump
    • Arizona – 42% Biden / 49% Trump
    • Michigan – 42% Biden / 49% Trump
    • Geórgia – 39% Biden / 49% Trump
    • Nevada – 38% Biden / 50% Trump

    Os estados decisivos, mais conhecidos como estados-pêndulo, são aqueles que não são tradicionalmente democratas ou republicanos. Normalmente são os resultados desses locais que determinam a vitória nas eleições dos Estados Unidos.

    Em 2020, o presidente Biden venceu nos seis estados decisivos. Neste ano, o líder americano teria que ganhar, além das regiões tradicionalmente democratas, na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin para garantir a reeleição, segundo o que revelou o The New York Times.

    A pesquisa aponta também uma insatisfação geral de jovens, não brancos e hispânicos em relação ao governo de Joe Biden. Os três grupos, no entanto, são fundamentais para qualquer candidatura democrata e podem prejudicar a campanha do presidente americano.

    Os principais pontos de insatisfação, segundo o The New York Times, são: custo de vida nos Estados Unidos, imigração e guerra em Gaza.

    De acordo com os dados, mais de 70% dos eleitores querem mudanças profundas na política e economia do país.

    Segundo o The New York Times, o julgamento criminal contra Trump sobre um suposto pagamento de suborno a uma atriz de filmes adultos não afetou os resultados eleitorais do ex-presidente.

    A pesquisa conversou com 4,097 eleitores registrados nos estados de Wisconsin, Pensilvânia, Arizona, Michigan, Geórgia e Nevada, entre os dias 28 de abril e 9 de maio. A margem de erro conjunta é de 1.8 ponto percentuais para mais ou para menos.