Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump e Nikki Haley disputam primárias na Carolina do Sul neste sábado (24)

    Pesquisas de inteção de votos apontam que o ex-presidente caminha para mais uma vitória

    Luciana Caczanda CNN

    Nos Estados Unidos, os eleitores da Carolina do Sul vão às urnas para votar nas primárias republicanas. Nikki Haley, ex-governadora do estado, e Donald Trump se enfrentam nas urnas.

    Essa é a primeira votação em que Nikki Haley e Donald Trump se enfrentam como os principais pré-candidatos republicanos. Na Carolina do Sul, os eleitores registrados podem participar das primárias, independentemente de se identificarem como republicanos, democratas ou independentes, mas quem optou por votar nas primárias democratas do início do mês, não poderá votar neste sábado (24).

    Além de Haley e Trump, os nomes de outros cinco candidatos, incluindo três ex-pré-candidatos – Chris Christie, Ron DeSantis e Vivek Ramaswamy, estarão nas cédulas disponíveis para votação a partir das 9 da manhã até às 21 horas (horário de Brasília). Os resultados devem sair pouco depois do fechamento das urnas, próximo às 22h.

    Apesar de ter governado o estado por seis anos antes de se tornar embaixadora dos Estados Unidos na ONU na administração de Trump, Nikki Haley está atrás nas pesquisas de intenção de votos.

    Em algumas das sondagens mais recentes, o ex-presidente tem uma vantagem de quase 30 pontos percentuais sobre Nikki Haley. Caso a vitória se confirme, Trump terá vencido as cinco votações do partido até o momento.

    Mas a ex-governadora deixou claro que não vai desistir da corrida pela indicação republicana em um pronunciamento na última terça-feira. “A Carolina do Sul votará no sábado”, disse Haley. E acrescentou: “mas no domingo, ainda estarei concorrendo à presidência. Eu não estou indo a lugar nenhum.”

    Apoiada por uma rede influente de doadores, a estratégia de campanha da republicana é bater na tecla que ela é a única opção capaz de vencer Biden em novembro, mas as pesquisas indicam que isso também pode mudar.

    Os resultados de pelo menos três institutos de pesquisa que entrevistaram eleitores americanos em nível nacional entre os dias 15 e 20 de fevereiro apontam que Donald Trump conseguiu ultrapassar Joe Biden nas intenções de votos por uma vantagem apertada.

    As próximas primárias republicanas acontecem no Michigan no dia 27 de fevereiro.

    Tópicos