Trump diz que viajará para Springfield após mentira sobre imigrantes e pets
Trump disse na quarta-feira que achava o prefeito de Springfield "uma pessoa muito legal", mas o criticou por não expulsar os imigrantes, que o republicano falsamente alegou serem indocumentados
O ex-presidente Donald Trump disse na quarta-feira (18) que viajará para Springfield, em Ohio, “nas próximas duas semanas”, após promover repetidamente uma teoria da conspiração infundada sobre imigrantes haitianos na cidade que estariam comendo animais de estimação das pessoas.
“Vou para lá nas próximas duas semanas, vou para Springfield e vou para Aurora. Vocês podem nunca mais me ver, mas tudo bem. Tenho que fazer o que tenho que fazer”, disse Trump em um comício em Uniondale, Nova York, também se referindo a Aurora, Colorado — outra cidade que ele usou para promover falsas alegações sobre imigração.
Trump disse na quarta-feira que achava o prefeito de Springfield “uma pessoa muito legal”, mas o criticou por não expulsar os imigrantes, que Trump falsamente alegou serem indocumentados.
A cidade de Springfield diz em seu site que aproximadamente 12 mil a 15 mil imigrantes vivem no Condado de Clark — que tem uma população de 136 mil — e que os imigrantes haitianos estão lá legalmente como parte de um programa de liberdade condicional que permite que cidadãos e residentes legais solicitem que seus familiares do Haiti venham para os Estados Unidos.
O prefeito de Springfield, Rob Rue, negou repetidamente os rumores sobre animais de estimação, dizendo à CNN que sua cidade está passando por “um momento muito difícil”, acrescentando que autoridades da cidade, incluindo comissários da cidade, receberam ameaças por dias consecutivos.
“Temos sido colocados sob holofotes tão brilhantes que é difícil ver algumas das coisas nas quais realmente precisamos nos concentrar, e isso tem sido difícil, com certeza”, disse o prefeito, acrescentando que “estamos preocupados com a segurança em nossa comunidade e estamos focados nisso agora”.