Trump diz que debate com Kamala foi “o melhor” que já teve e não confirma novo confronto
Campanha da vice-presidente dos EUA sugeriu uma nova rodada para debater com o republicano
Donald Trump imediatamente tentou transformar o debate contra Kamala Harris nesta terça-feira (10) em uma vitória e questionou se participaria de um segundo debate.
“Acho que foi o melhor debate que já tive pessoalmente”, disse Trump no “spin room”, onde os apoiadores de cada candidato deram sua “interpretação” do debate em conversas com repórteres.
Ele disse que Harris “quer fazer outra porque foi derrotada esta noite, mas não sei se faremos outra”.
Trump novamente não se comprometeu quando perguntado na Fox News se ele concordaria em outro debate com Harris, dizendo: “Tenho que pensar sobre isso, mas se você ganhou o debate, acho que talvez eu não devesse fazer isso”.
“Por que eu deveria fazer outro debate? Ela imediatamente disse: ‘Queremos outro.’ Isso é, você sabe, o que acontece quando você é um pugilista profissional e perde, você imediatamente quer uma nova luta”, ele disse ao apresentador da Fox News, Sean Hannity.
A equipe de Harris imediatamente pediu que os candidatos fizessem um segundo debate.
“Sob as luzes brilhantes, o povo americano pôde ver a escolha que enfrentará neste outono nas urnas: entre seguir em frente com Kamala Harris ou voltar atrás com Trump. Foi isso que eles viram esta noite e o que devem ver em um segundo debate em outubro. A vice-presidente Harris está pronta para um segundo debate. Donald Trump também?”, disse Jen O’Malley Dillon.
A campanha de Trump havia dito que ele concordou em fazer um debate na NBC em 25 de setembro.
Candidatos não interagem após debate
A vice-presidente e o ex-presidente não interagiram no final do debate desta terça-feira, de acordo com um repórter presente na sala.
Quando o debate terminou, ambos agradeceram aos moderadores e se viraram para suas saídas sem olhar um para o outro. Trump saiu direto do palco.
O marido de Harris, Doug Emhoff, apareceu e deu um sorriso e um abraço em sua esposa.
(Com informações de Jack Forrest, Rashard Rose, Michael Williams e Kevin Liptak, da CNN)
Eleições nos EUA: O que é voto facultativo e por que ele é adotado