Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Kamala e Trump devem se enfrentar pela 1ª vez, mas “briga do microfone” gera embate

    Regras do debate presidencial da ABC mostram que os microfones serão silenciados; campanha de Kamala ainda está resistindo

    Da CNN

    A ABC News pretende silenciar os microfones de Donald Trump e Kamala Harris enquanto o oponente fala durante um próximo debate presidencial, de acordo com uma cópia das regras formais obtidas pela CNN, mas a campanha de Kamala continua a recuar no último ponto de discórdia.

    “Os microfones dos candidatos estarão ativos apenas para o candidato cuja vez é de falar, e silenciados quando o tempo for de outro candidato”, declarou a ABC nas regras do debate enviadas às campanhas na terça-feira.

    Embora a campanha de Trump tenha aceitado as regras que regem o confronto de 10 de setembro, a campanha de Kamala disse que continua em discussões contínuas com a rede sobre a questão do microfone.

    “Nosso entendimento mais recente é que, embora Trump tenha dito na segunda-feira que ficaria bem com um microfone sem som, seus assessores não confiam nele para discutir ao vivo com a vice-presidente Kamala Harris e estão pedindo à ABC que ignore os comentários de Trump e mantenha os microfones sem som, ou então eles vão desistir do debate pela terceira vez”, disse o assessor sênior da campanha de Kamala, Brian Fallon, em uma publicação no X.

    “Fomos solicitados a concordar com os desejos dos assessores de Trump sobre esse ponto para preservar o debate. Consideramos a posição da equipe de Trump fraca e continuamos em discussões com a ABC sobre as regras finais.”, acrescentou.

    Fallon disse que as regras enviadas às campanhas eram “um rascunho” sobre o qual ambos os lados ainda precisam chegar a um acordo.

    “Não fizemos isso porque achamos que ambos os candidatos expressaram um desejo claro de ter microfones quentes”, disse ele. “Não está claro por que a equipe de Trump está anulando seu diretor, que deve ser capaz de decidir por si mesmo.”

    A ABC News não quis comentar.

    Durante um evento na Virgínia na segunda-feira, Trump disse sobre os microfones: “Nós concordamos com as mesmas regras, não sei, não importa para mim, eu provavelmente preferiria tê-lo ligado, mas o acordo era que seria o mesmo da última vez.”

    Mas em uma publicação em sua plataforma Truth Social no dia seguinte, Trump acrescentou: “As regras serão as mesmas do último debate da CNN, que pareceu funcionar bem para todos, exceto, talvez, para o corrupto Joe Biden.”

    As regras da ABC, que foram compartilhadas pela primeira vez com as campanhas na semana passada, refletem amplamente o formato do debate presidencial da CNN em junho entre Trump e o presidente Joe Biden, durante o qual os microfones dos candidatos foram silenciados enquanto seu oponente falava, uma regra que a campanha de Biden insistiu, mas algo que a campanha de Kamala tentou mudar nos últimos dias.

    A questão sobre microfones se tornou um ponto de discórdia enquanto a ABC News se prepara para o debate de alto risco, que está programado para acontecer no mês que vem na Filadélfia com os moderadores David Muir e Linsey Davis.

    A campanha de Kamala pressionou publicamente para que os microfones permanecessem sem som durante todo o evento, provocando Trump sobre o assunto em uma declaração no início desta semana.

    “Ambos os candidatos deixaram claro publicamente sua disposição de debater com microfones sem som durante todo o debate para permitir trocas substanciais entre os candidatos – mas parece que Donald Trump está deixando seus manipuladores anularem isso. Triste!”

    Nos bastidores, a campanha de Trump continuou a defender as regras que já haviam concordado com a ABC News. A lista formal de regras de debate foi enviada à campanha de Trump na terça-feira e foi aceita pela campanha.

    De acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, a campanha de Trump esperava que a ABC publicasse o anúncio formal de que ambos os candidatos aceitaram as regras do debate no início desta semana.

    Além dos microfones sem som, o debate de 90 minutos não contará com uma audiência ao vivo. A ABC concordou em permitir que outras redes de televisão transmitam simultaneamente o evento, que incluirá dois intervalos comerciais. Um cara ou coroa determinará a colocação no pódio e a ordem das declarações finais.

    Os candidatos não poderão ter nenhuma nota no palco com eles ou visitar a equipe da campanha durante os intervalos.

    Serão dados dois minutos para respostas e dois minutos para refutações com um minuto para acompanhamentos. Os candidatos também não podem fazer perguntas uns aos outros.

    Eleições nos EUA: O que é voto facultativo e por que ele é adotado

    Tópicos