Hollywood se volta contra Biden e financiadores famosos pedem desistência
Vozes influentes da indústria se juntaram a George Clooney e tornaram públicas suas preocupações sobre a candidatura do presidente para a disputa presidencial
Joe Biden está perdendo um setor de apoio particularmente influente: Hollywood.
Na quarta-feira (10), George Clooney se tornou o mais recente — e talvez o mais notável — membro da indústria a expressar publicamente dúvidas sobre a candidatura de Biden, pedindo que o presidente desista da disputa presidencial de 2024.
“Eu amo Joe Biden. Como senador. Como vice-presidente e como presidente. Eu o considero um amigo e acredito nele”, escreveu Clooney em um artigo direto para o The New York Times.
“Acredito em seu caráter. Acredito em sua moral. Nos últimos quatro anos, ele venceu muitas das batalhas que enfrentou”, o ator acrescentou.
“Mas a única batalha que ele não pode vencer é a luta contra o tempo. Nenhum de nós pode”, Clooney afirmou.
“É devastador dizer isso, mas o Joe Biden com quem eu estava há três semanas na arrecadação de fundos não era o Joe ‘grande F* coisa’ Biden de 2010. Ele nem era o Joe Biden de 2020. Ele era o mesmo homem que todos nós testemunhamos no debate.”, disse.
Clooney, um grande doador democrata e um dos apoiadores mais destacados de Biden, concluiu seu artigo escrevendo: “Joe Biden é um herói; ele salvou a democracia em 2020. Precisamos que ele faça isso de novo em 2024.”
A opinião sem reservas de Clooney adicionou ainda mais pressão sobre Biden para sair da disputa.
Mais importante, a avaliação sincera de Clooney é representativa da pressão crescente que Biden está enfrentando no oeste, onde seu apoio importantíssimo e de bolsos fundos em Hollywood está rapidamente se desgastando.
A potencial perda de Hollywood significa grandes problemas para o presidente, que não só contou com a Cidade dos Anjos pelos fortes substitutos que ela lhe ofereceu, mas também pela capacidade da indústria cinematográfica de arrecadar milhões de dólares para impulsionar sua campanha.
Na verdade, a arrecadação de fundos de Hollywood que Clooney encabeçou no mês passado e mencionou em seu artigo, arrecadou impressionantes US$ 30 milhões — mais do que qualquer outra arrecadação de fundos democrata na história.
Agora esse apoio crucial está em fluxo. Desde a performance difícil de assistir de Biden no debate da CNN, várias vozes influentes de Hollywood tornaram públicas suas preocupações sobre sua candidatura, com muitas pedindo que o presidente saia da disputa.
O diretor Rob Reiner compartilhou o artigo de opinião de Clooney na quarta-feira (10) no X, escrevendo que “a democracia está enfrentando uma ameaça existencial” e que Biden “deve se afastar” para dar lugar a “alguém mais jovem para lutar” contra Donald Trump.
O cofundador da Netflix, Reed Hastings, disse ao The Times na semana passada que Biden precisa “se afastar”.
O criador da série “Lost”, Damon Lindelof, escreveu um artigo para o Deadline, dizendo que Biden “precisa ir” e pedindo aos outros cidadãos de Hollywood que parem de assinar cheques até que um novo candidato seja nomeado.
A herdeira da Disney, Abigail Disney, ambém disse que reteria doações até que Biden fosse substituído.
E o chefe da Endeavor, Ari Emanuel, disse em uma conferência que estava “chateado com os pais fundadores” por nunca terem estabelecido um limite de idade para a presidência. “Donald Trump disse: ‘Eu sou o único’. Certo? ‘Eu sozinho posso fazer todos esses problemas desaparecerem’. E agora Biden está dizendo: ‘Eu sou o único que pode derrotar Trump’. Parece que é bem parecido aqui, {mas} temos uma ótima bancada no Partido Democrata”, disse Emanuel na semana passada .
“Estamos olhando para um homem que está dizendo que o outro cara é um mentiroso, e ele está nos dizendo bobagens!”, ele acrescentou.
Virar a maré em Hollywood será um desafio difícil para Biden, que está simultaneamente lutando para impedir que membros democratas do Congresso e governadores expressem preocupações sobre sua capacidade de derrotar Trump e cumprir outro mandato.
Fontes disseram à reportagem que a campanha de Biden tem feito ativamente ligações telefônicas para apoiadores de Hollywood, trabalhando para manter seu apoio neste momento turbulento.
Quanto a Clooney, um conselheiro sênior da campanha de Biden me disse: “O POTUS não estará sentado na primeira fila em ‘Oceans 14′”. Mas, a pessoa acrescentou, Biden está “encorajado pelo forte apoio popular que estamos vendo e está determinado a ganhar cada voto e vencer esta eleição”.