“Delegados”, “primárias”: conheça os termos comuns das eleições americanas
Sistema de votação nos Estados Unidos é completo e repleto de expressões peculiares
“Delegados”, “superdelegados”, “vencedor leva tudo”. 2024 é ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos e muitos jargões são usados.
A CNN fez um resumo de alguns dos termos políticos comuns mais utilizados durante o período eleitoral para ajudá-lo a entender o que está acontecendo no noticiário internacional.
C
Caucus
Um tipo de reunião usada por partidos políticos para discutir várias questões.
Um caucus presidencial é uma reunião política em que os participantes indicam o seu candidato preferido para presidente e começam o processo de seleção dos delegados para a convenção nacional do seu partido.
Alguns escritórios estaduais de partidos têm “caucuses” sem assembleia formal, nos quais os eleitores têm mais liberdade para simplesmente parar e votar sem assistir a uma reunião.
Caucuses assim são chamados de “unassembled” ou “firehouse”. O caucus é geralmente o primeiro de um processo de várias etapas e é um dos dois métodos utilizados para designar os delegados do partido (o outro método é a realização de primárias).
D
Delegados
Delegados (“delegates”) são os responsáveis por escolher os candidatos à presidência e vice-presidência nas convenções nacionais dos partidos.
Delegado “juramentado” ou “comprometido”
Um delegado que fez um juramento (“pledged delegate”), do lado do Partido Democrata, ou esteja comprometido (“bound delegate”), do lado do Partido Republicano, é alguém que se comprometeu oficialmente a apoiar um determinado candidato presidencial na convenção nacional.
A quantidade de liberdade que estes delegados têm para apoiar outros candidatos varia de acordo com o estado, o partido e as circunstâncias.
Delegado “não juramentado” ou “sem compromisso”
Um delegado que é livre para votar em qualquer candidato na convenção.
Do lado democrata, os únicos delegados não juramentados são os chamados superdelegados. Em inglês, são os “unpledged delegates” ou “unbound delegates”.
Delegados Membros do RNC
RNC é a abreviatura em inglês para Comitê Nacional Republicano. Os delegados membros do RNC (“RNC member delegates”) automaticamente se tornam delegados da Convenção Nacional Republicana.
O termo refere-se tanto a um presidente estadual do partido como ao representante estadual do comitê nacional. Há 168 delegados membros da RNC (três de cada estados, território e o Distrito de Columbia).
E
Entrance poll
Em alguns estados que fazem caucus, a “entrance poll” (pesquisa de boca de urna no caucus) é o mesmo que a “exit poll” (pesquisa de boca de urna), só que aqui os frequentadores de caucus são entrevistados quando entram no local do caucus, em vez de serem questionados na saída.
Exit Poll
A pesquisa de boca de urna é feita no dia da eleição em estados que possuem primárias.
Em inglês, ela é chamada de “exit poll” (pesquisa de saída, em tradução literal) porque os eleitores são entrevistados quando saem de um local de votação.
Os eleitores são perguntados sobre seu voto e informam também certas características pessoais, como idade, raça e sexo.
Nos estados em que há um elevado número de eleitores ausentes ou que votam antecipadamente, as pesquisas feitas antes do dia da eleição também são usadas para recolher dados sobre a intenção de voto e as características pessoais.
Dependendo do estado, as pesquisas são realizadas usando uma combinação de entrevistas presenciais, por telefone ou online, e os resultados são então misturados com as entrevistas realizadas no dia da eleição.
G
Gatilho
Um gatilho (“trigger”) é um nível de apoio que um candidato concorrendo em uma competição proporcional tem de alcançar para ganhar todos os delegados nesse estado (ou distrito congressional).
Os gatilhos são normalmente definidos em uma margem de 50% e são usados apenas em corridas republicanas.
P
PLEO
Acrônimo que expressa o processo de seleção dos representantes democratas para “líderes partidários e representantes eleitos” (“party leaders and elected officials”, ou seja, as iniciais P.L.E.O.).
É um tipo de status de delegado reservada para aqueles que ocupam uma posição de liderança do partido, ou que ocupam um cargo eleito.
O termo refere-se tipicamente a servidores eleitos localmente que têm de competir entre si por vagas reservadas para delegados.
Primária
A primária (“primary”) é um processo eleitoral em que os eleitores votam entre os candidatos que competem pela candidatura de um partido.
Acontece tipicamente no nível estadual, embora alguns escritórios estaduais de partidos gerenciem as suas próprias primárias.
É um dos dois métodos usados para atribuir os participantes (o outro é um “caucus”).
R
Regra de Limiar
Em inglês, “threshold rule”. É uma regra que exige que os candidatos recebam uma certo percentual mínimo de apoio antes de ganharem delegados ou avançarem para a próxima fase do processo de seleção dos delegados.
O limiar é a percentagem do voto que um candidato presidencial tem de receber para ser incluído nos cálculos para a atribuição de delegados a candidatos presidenciais.
Qualquer candidato em uma corrida democrata que receba 15% dos votos terá representação.
O Partido Republicano não tem uma regra de limiar obrigatória.
Representação proporcional
Uma regra que exige que os candidatos sejam atribuídos aos delegados proporcionalmente à percentagem do voto popular que recebem.
O Partido Democrata requer o uso de representação proporcional para todas as primárias e caucuses; o Partido Republicano, não.
S
Superdelegados
São os delegados da Convenção Nacional Democrata que garantiram um espaço de delegação com base na sua posição no partido, ou num cargo eletivo que ocupam.
Todos os congressistas, governadores democratas e outros líderes partidários são automaticamente superdelegados.
Também conhecidos como delegados “não juramentados” ou “automáticos”. Os superdelegados (“superdelegates”) não podem votar na primeira etapa escolha do candidato para presidente caso seus votos afetem matematicamente o resultado.
V
Vencedor leva tudo
Em inglês, “winner-take-all”. Um método de atribuição de delegados usado pelos republicanos no qual o vencedor em todo o estado de uma competição ganha todos os delegados em jogo naquela eleição.