Corrida eleitoral nos estados-pêndulos dos EUA está dividida, diz especialista
Presidente do Ipsos nos EUA revela que pesquisas recentes em Wisconsin, Michigan e Pensilvânia mostram uma disputa acirrada entre os candidatos à Casa Branca
O cenário eleitoral nos estados-pêndulos dos Estados Unidos apresenta-se extremamente dividido, de acordo com Clifford Young, presidente do Ipsos nos EUA. Em participação no WW, o especialista revelou dados de pesquisas realizadas em três estados cruciais para o resultado das eleições americanas.
Young afirmou: “A gente acabou de fazer pesquisas nesses três estados, Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, três estados-pêndulos no meio-oeste. Nós estamos basicamente em uma situação dividida”.
O que são estados-pêndulos?
Estados-pêndulo, também conhecidos como “swing states”, são aqueles que não têm uma preferência consistente por um partido político específico e podem “oscilar” entre os candidatos republicanos e democratas a cada eleição. Esses estados são considerados decisivos para determinar o resultado final da disputa presidencial.
O especialista ressaltou que a média das pesquisas também indica um cenário de divisão entre os eleitores. No entanto, Young alertou para a possibilidade de mudanças no panorama eleitoral: “Vai ter um monte de pesquisas saindo por volta de sexta-feira, fim de semana e segunda-feira, a gente vai ver a que ponto esse debate muda ou não o cenário”.