Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coletiva de Biden não acalma democratas, avalia Eurasia

    Diretor da Eurasia Group no Brasil afirma que entrevista do presidente não decidiu os rumos da eleição, apesar dos erros cometidos

    Da CNN

    A recente coletiva de imprensa do presidente Joe Biden, que tinha como objetivo principal acalmar o Partido Democrata após uma série de deserções de apoiadores, não parece ter atingido seu propósito, segundo avaliação de Silvio Cascione, diretor da Eurasia Group no Brasil.

    Durante sua participação no programa WW da CNN Brasil, Cascione comentou: ‘Eu acho que ninguém está calmo hoje, ninguém está calmo nos Estados Unidos hoje no Partido Democrata com essa performance, mas também não dá para dizer que tenha decidido os rumos dessa eleição’.

    Logo antes da coletiva, num pronunciamento sobre a guerra da Ucrânia, Biden trocou o nome do presidente Zelensky pelo de Putin, o líder russo. E depois, aos jornalistas, mais um erro notável: se confundiu ao se referir à vice-presidente Kamala Harris. Esses lapsos ganharam destaque na mídia e nas redes sociais, alimentando preocupações sobre a aptidão do presidente para um segundo mandato.

     

    Desempenho misto e resistência de Biden

    Apesar dos erros, Cascione ressaltou que Biden também forneceu ‘respostas bem complexas, detalhadas sobre vários assuntos, como política externa’. Esta demonstração de conhecimento e articulação em temas importantes pode ter ajudado a contrabalançar as gafes cometidas.

    O especialista enfatizou que o próprio Biden continua confiante em sua candidatura e chances de reeleição. Durante a coletiva, o presidente deixou claro que pretende insistir e resistir à crescente pressão dentro do partido para sua substituição.

    Segundo Cascione, Biden ‘disse claramente na entrevista, não é só que ele não está dando sinais de que vai abandonar, ele disse que vai insistir’. O analista acrescentou que nos próximos dias, Biden dará uma nova entrevista e participará de eventos, mantendo sua posição como candidato democrata à presidência.

    Embora a coletiva de imprensa não tenha necessariamente acalmado os ânimos dentro do Partido Democrata, a análise da Eurasia Group sugere que, por enquanto, a candidatura de Biden permanece intacta. A situação, no entanto, continua sendo acompanhada de perto por analistas políticos e pelo próprio partido, à medida que a corrida eleitoral de 2024 se intensifica.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos