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    William Waack

    Campanhas nos EUA buscam convencer eleitores a comparecer à votação, diz pesquisadora ao WW

    Professora destaca importância do comparecimento às urnas nas eleições americanas, com foco nas estratégias de Trump e Harris para garantir votos

    Da CNN

    As campanhas eleitorais nos Estados Unidos estão entrando em sua fase final, com foco intenso na mobilização dos eleitores para comparecerem às urnas na terça-feira (5).

    De acordo com a pesquisadora do programa de pós-doutorado da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), Neusa Maria Bôjikian, tanto a campanha de Donald Trump quanto a de Kamala Harris estão concentrando seus esforços em convencer os eleitores a exercerem seu direito ao voto.

    Em entrevista ao WW desta sexta-feira (1º), Bojikian, que está em Washington, destacou a importância crucial destes últimos dias de campanha.

    “É aquele negócio, a gente tem um 50-50, então qualquer minuto de jogo ou qualquer jogada aqui mais estratégica, mais tática, tem a ver agora com o corpo a corpo”, explicou a especialista.

    Operação de campo intensa

    A professora ressaltou que as equipes de campanha de ambos os lados estão realizando uma intensa “operação de campo”.

    “Eu ouvi republicanos aqui e ouvi democratas igualmente. Procurei avaliar, ouvir essas opiniões, e aí para mim acho que é fazer com que o eleitor vote, porque ele não é obrigado e então ele não vota”, afirmou Bojikian.

    A dificuldade em mobilizar os eleitores foi exemplificada por um relato que a especialista ouviu de um deputado do Alabama.

    Segundo ela, o parlamentar mencionou que “está difícil” e que sua equipe e pessoas de confiança estão saindo para fazer esse trabalho de convencimento.

    Importância de cada voto

    Bojikian enfatizou que, devido ao sistema de colégio eleitoral americano, cada voto conta significativamente.

    “Você tem alguns estados que eles falam aqui que estão pescoço a pescoço, está colado, e então acho que seria conquistar mesmo, convencer no último minuto esse eleitor”, explicou.

    A professora comparou o momento atual da campanha aos “48 do segundo tempo” em uma partida de futebol, indicando que nenhum dos lados irá “jogar a toalha” neste estágio final.

    Com as pesquisas mostrando um cenário extremamente acirrado, as táticas de mobilização dos eleitores podem ser decisivas para o resultado final das eleições americanas.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

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