Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump não terá como vencer eleição nos EUA se perder na Geórgia e Pensilvânia

    Estados têm, respectivamente, 16 e 20 votos no colégio eleitoral; como Joe Biden já tem 253 delegados, se conquistar esses estados chegará a 273 e será eleito

    Contagem de votos da eleição de 2020 em Atlanta, no estado da Geórgia
    Contagem de votos da eleição de 2020 em Atlanta, no estado da Geórgia Foto: Brandon Bell - 4.nov.2020/Reuters

    Da CNN

    Na manhã desta sexta-feira (6), o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, assumiu a liderança no estado da Geórgia, onde 99% da contagem de votos do estado foi finalizada.

    Acompanhe a apuração nos EUA em tempo real

    Enquanto isso, na Pensilvânia, Biden está atrás do presidente Donald Trump por pouco mais de 18 mil votos, depois de a diferença ter chegado a mais de 500 mil votos nas horas após o fechamento das urnas, na terça-feira (3).

    E dezenas de milhares de votos emitidos no estado – a maioria deles de áreas fortemente democratas, incluindo os arredores da Filadélfia – ainda precisam ser contados.

    E porque isso é importante? Porque Trump não terá como chegar aos 270 delegados no colégio eleitoral, órgão que, efetivamente, escolhe o presidente dos EUA, sem os 16 votos da Geórgia e os 20 votos da Pensilvânia. Ou seja, suas chances de garantir a reeleição dependem dos acontecimentos nestes dois estados.

    Assista e leia também:
    Biden vira na Geórgia e pode ficar a um delegado de ser eleito presidente
    Polícia da Filadélfia apura suposto plano para atacar local de contagem de votos
    Trump: ‘não podemos permitir que essa eleição seja roubada de nós’

    No momento, Biden tem 253 votos no colégio eleitoral. Se ganhar a Pensilvânia, chegará a 273 e garantirá, matematicamente, a vitória. Se vencer a Geórgia, chegará a 269 delegados, apenas um a menos do que o necessário para se tornar presidente dos EUA.

    Vale lembrar que outros quatro estados – Alasca, Arizona, Nevada e Carolina do Norte – ainda não concluíram suas apurações.

    Trump lidera no Alasca (3 delegados) e na Carolina do Norte (15 delegados), enquanto Biden está à frente no Arizona (11 delegados) e em Nevada (6 delegados).