Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Parciais em Nevada e no Arizona favorecem Biden; Geórgia deve ter recontagem

    Biden ampliou a vantagem sobre Trump em Nevada para 21 mil votos, com 92% das urnas apuradas

    Luiz Raatz, da CNN, em São Paulo



     

    Novas parciais da apuração em Nevada e no Arizona divulgadas na tarde desta sexta-feira (6) favoreceram o candidato democrata Joe Biden, que, na manhã de hoje, ultrapassou o presidente Donald Trump na Pensilvânia e na Geórgia, outros dois estados-chave para a definição da eleição no colégio eleitoral. Na Geórgia, no entanto, uma recontagem é inevitável, segundo autoridades locais, em virtude da escassa margem de vantagem, em torno de 1,5 mil votos. 

    Biden ampliou a vantagem sobre Trump em Nevada para 21 mil votos, com 92% das urnas apuradas. A maioria dos votos que ainda faltam ser apurados vêm da região de Las Vegas, que tradicionalmente vota nos democratas. O estado tem seis delegados no colégio eleitoral. Até o momento, Biden conquistou 253 delegados no total e são necessários 270 para se eleger. 

    Leia mais:
    Campanha de Trump diz que não reconhecerá vitória de Biden, que rebate
    Lourival Sant’Anna: Inteligência dos EUA já reconhece iminente vitória de Biden
    ‘O que acontece lá fora interessa aqui dentro’, diz Bolsonaro
    Acompanhe em tempo real a apuração nos EUA

    O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden
    O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden
    Foto: Kevin Lamarque/Reuters (4.nov.2020)

    No Arizona, Trump conseguiu reduzir um pouco a vantagem de Biden, agora em 43 mil votos. Na última parcial, o republicano teve 31 mil votos contra 28 mil do democrata. Apesar disso, o ritmo desse crescimento ainda é insuficiente para uma virada do presidente no Arizona. Ele precisaria de pelo menos 58% dos votos que faltam para vencer no estado, que dá 11 delegados no colégio eleitoral. Atualmente, ele tem tido 53% dos votos. 

    Biden ainda ostenta uma vantagem de pouco mais de 12mil votos na Pensilvânia, onde 96% das urnas foram apuradas. Na última parcial, ele ampliou em 3 mil votos sua vantagem para Trump. Restam pouco mais de 40 mil votos a serem apurados

    O restante dos votos, por virem de áreas fortemente democratas, devem favorecê-lo. Na Geórgia, Biden tem 1,5 mil votos de vantagem para Trump com 4 mil ainda para serem computados. 

    O democrata precisa apenas garantir a vitória na Pensilvânia para se eleger. Caso vença em mais estados, dificultaria a estratégia de Trump na Justiça, tanto politicamente quanto juridicamente, já que a campanha do rival teria de colher provas em diversas frentes para contestar os resultados.