Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que esperar das pesquisas de boca de urna nas eleições dos EUA

    Os dados dão importantes indícios se Donald Trump ou Joe Biden conseguirá obter os votos necessários para conquistar a Casa Branca

    Fila de votação em Ponciana, Flórida, nos Estados Unidos
    Fila de votação em Ponciana, Flórida, nos Estados Unidos Foto: Joe Skipper/Reuters (3.nov.2020)

    De Ryan Struyk, da CNN

    As pesquisas de boca de urna dão importantes indícios se Donald Trump ou Joe Biden conseguirá obter os votos necessários para conquistar a Casa Branca. Pontos para observar:

    Principais grupos eleitores de Trump

    ·         Brancos sem ensino superior: Esse grupo impulsionou Trump à presidência quatro anos atrás, mas agora Biden espera diminuir essa diferença. Trump venceu entre eleitores Brancos sem diploma universitário com 31 pontos de vantagem em Michigan, 32 na Pensilvânia e 28 em Wisconsin. Trump precisa tentar manter essas margens novamente.

    ·         Mulheres Brancas: Pesquisas realizadas antes da eleição sugerem que Trump está perdendo terreno nesse grupo, mas precisa estancar a sangria para ter uma chance de lutar. Uma maior diferença de gênero pode ser fatal para a tentativa de reeleição de Trump. Trump venceu entre as mulheres Brancas com 9 pontos de vantagem em 2016.

    ·         Eleitores independentes: Há mais de 30 anos esses eleitores não dão a um candidato Republicano ou Democrata uma vantagem de dois dígitos. Será que Biden pode quebrar essa constante? Trump venceu entre os eleitores independentes por quase 4 pontos em 2016, e vai precisar manter-se próximo desse grupo para repetir a vitória.

    Principais grupos eleitores de Biden

    ·         Idosos: Trump venceu entre os eleitores acima de 65 anos de idade com 7 pontos de vantagem em 2016, mas em uma pandemia que está matando idosos norte-americanos de forma desproporcional, Biden pode recuperar esse eleitorado em estados-chave, como a Flórida. Além disso, Trump venceu entre os idosos Brancos com 19 pontos de vantagem. Será que Biden pode igualar a diferença?

    ·         Eleitores que votaram em Trump e ex-eleitores de terceiros partidos: Quantos ex-eleitores de Trump será que Biden consegue convencer a mudar de partido? Em uma competição acirrada, até mesmo 5%-10% deles pode fazer a diferença. Além disso, quase 6% dos eleitores votaram em um terceiro partido em 2016. Para quem esses votos vão agora?

    ·         Brancos com ensino superior: Uma das maiores surpresas de 2016 foi quando eleitores Brancos com diploma universitário apoiaram Trump com uma diferença de 3 pontos. As pesquisas eleitorais indicam que esse eleitorado pode votar em Biden em 2020, mas o candidato Democrata precisa continuar aumentando a vantagem, principalmente entre mulheres com ensino superior.

    ·         Negros e Latinos, principalmente homens: Trump está tentando se conciliar com homens Negros e Latinos, onde até mesmo uma pequena mudança pode ajudar a compensar as perdas com outros grupos. Hillary Clinton venceu entre homens Negros com 69 pontos e Latinos com 31 pontos de vantagem em 2016.