Kamala Harris: ‘Vocês escolheram a esperança, a unidade, a ciência e a verdade’
Em seu primeiro discurso como vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, a primeira mulher a ocupar o cargo, exaltou as qualidade do presidente eleito Joe Biden, agradeceu à sua família e aos eleitores, que disse terem sido resistentes quando “a alma da América estava em jogo”.
‘Sou 1ª mulher aqui, não serei a última’: Leia íntegra o discurso de Kamala Harris
‘Que a era sombria comece a terminar’: Leia o discurso de Joe Biden após eleito
“Obrigada por participarem em número recorde e fazerem suas vozes serem ouvidas”, disse Kamala. Ela também criticou a gestão de Donald Trump. “Eu sei que tem sido uma batalha. Por 4 anos, você lutou por igualdade e justiça, por nossas vidas e pelo planeta. E então vocês votaram. Vocês passaram a mensagem clara: escolheram a esperança, a unidade, a ciência e a verdade”, completou.
Leia e assista também:
Kamala Harris liga para parabenizar Joe Biden: ‘Nós conseguimos’
Lourival: ‘Kamala desponta como provável candidata à presidência em 4 anos’
Kamala Harris: quem é a primeira mulher negra eleita vice-presidente nos EUA
A ex-senadora democrata disse que o país passa por tempos difíceis, com muito “luto, tristeza e dor”, mas que também testemunhou muita coragem e resiliência do seu povo. “Quando nossa democracia estava em jogo nessa eleição, com a alma da América em jogo, vocês garantiram um novo dia para a América”.
Na abertura do discurso em Wilmington, Delawere, Kamala Harris evocou o legado do parlamentar John Lewis, líder do movimento negro e de direitos civis que morreu em julho, lembrando que “a democracia nunca esta garantida”. “Ela exige sacrifício, mas também dá muita alegria e avanços porque nós, o povo, temos o poder de construir um futuro melhor.”
Kamala também lembrou suas origens e da mãe, de origem indiana. “Quando ela veio da Índia, aos 19 anos, não imaginava esse momento, mas acreditava na América”, disse.
Para a vice-presidente eleita, sua chegada à Casa Branca vai inspirar outras mulheres e crianças de que é possivel. “Embora eu seja a primeira mulher nesse cargo, não serei a última”, disse. “Porque cada menina assistindo a essa noite vê que este é um país de possibilidades e para todas as crianças do nosso país, independente do gênero, nosso país mandou um recado claro: sonhe alto, com convicção e vocês se verão num caminho que outros talvez não traçaram simplesmente porque nunca tinham visto antes.”
Harris também elogiou o companheiro Biden por suas qualidade como marido e pai. “Joe é capaz de curar, de unir, ele tem a mão firme. Tem um grande coração”, disse.
Trajetória
Chegar a um cargo que nunca foi ocupado por alguém de sua etnia ou gênero não é uma novidade para Kamala Harris. Quando chegou à procuradora-geral da Califórnia, foi a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir o posto.
Também foi a primeira mulher negra a ser senadora pelo estado, a segunda no país. E, neste ano de 2020, ela se tornou a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência indiana a compor uma das chapas dos principais partidos americanos.
Mas o resultado das eleições nacionais deste ano levou ela a lugares antes inimagináveis. Com a vitória de Joe Biden projetada pela CNN, Kamala Harris será a primeira mulher a assumir como vice-presidente dos Estados Unidos, estando mais perto do Salão Oval do que nenhuma outra já esteve.
E mais. Nos EUA, o vice-presidente — ou, agora, a vice-presidente — é também a pessoa que preside o Senado Federal. Portanto, outro posto em que Kamala vai substituir o republicano Mike Pence após a vitória.
“A minha presença aqui é um testemunho dedicado às gerações que vieram antes de mim,” disse Harris durante seu discurso de aceitação na Convenção Nacional Democrata, em agosto.
Ela foi a terceira a compor uma chapa presidencial. Antes, Geraldine Ferraro concorreu na chapa democrata em 1984 e Sarah Palin foi a vice do republicano John McCain em 2008.
Kamala Harris, origens e posições políticas
Kamala Harris passou sua infância em um dos berços do ativismo de esquerda norte-americano: Berkeley e Oakland, onde nasceu em 1964.
Sua mãe foi uma pesquisadora de câncer e seu pai, que é de ascendência jamaicana, um professor de economia.
Ambos participavam do movimento dos direitos civis e Harris, junto com sua irmã mais nova, Maya, que presidiu sua campanha presidencial, cresceram em um ambiente de ativismo.
Kamala Harris é uma figura vista como moderada dentro do Partido Democrata, que muitas vezes se vê entre diferentes alas da agremiação.
Seu passado como promotora a colocou muitas vezes na linha de tiro dos grupos mais à esquerda entre os democratas, que veem na justiça criminal um meio para reforçar desigualdades.
Por outro lado, ela tem posição dura em diversas questões econômicas, tendo tido um papel importante em negociações por indenizações cobradas de instituições financeiras em razão da crise das hipotecas de 2008.
Kamala Harris também se coloca como uma defensora de programas sociais e de uma ampliação da ação estatal na promoção dessas condições.