Campanha de Trump diz que não reconhecerá vitória de Biden, que rebate
Campanha chamou de "falsa" qualquer projeção que dê a vitória ao candidato democrata
A campanha de Donald Trump divulgou um comunicado na manhã desta sexta-feira (6) deixando claro que contestará o resultado da eleição, chamando de “falsas” quaisquer projeções que considerem Joe Biden como vencedor e diz que a corrida está “longe do final”. Em resposta, o democrata disse que “invasores podem ser retirados da Casa Branca” e que a eleição será decidida pelo povo americano.
“Esta eleição ainda não acabou. A falsa projeção de Joe Biden como o vencedor é baseada em resultados em quatro estados que estão longe de ser finais”, disse o conselheiro geral da campanha de Trump, Matt Morgan, em um comunicado. A CNN ainda não projetou um vencedor na eleição presidencial. Joe Biden tem atualmente 253 votos eleitorais, enquanto Trump tem 213. São necessários 270 votos eleitorais para vencer.
“A Geórgia está se encaminhando para uma recontagem, onde estamos confiantes de que encontraremos cédulas colhidas de maneira inadequada e onde o presidente Trump acabará prevalecendo. Houve muitas irregularidades na Pensilvânia, incluindo funcionários eleitorais impedindo nossos observadores jurídicos voluntários de terem acesso significativo aos locais de contagem de votos. Vencemos no tribunal em nosso desafio, mas fomos privados de um tempo valioso e da transparência a que temos direito de acordo com a lei estadual. Em Nevada, parece haver milhares de indivíduos que votaram indevidamente pelo correio. Finalmente, o presidente está a caminho de ganhar o Arizona de uma vez, apesar do ‘chamado’ irresponsável e errôneo do estado por Biden pela Fox News e pela Associated Press.
Leia e assista também
Eleições nos EUA: Biden passa Trump na Pensilvânia e se aproxima de vitória
Vitória de Biden em Nevada, Arizona e Geórgia enfraqueceria alegações de fraude
O comunicado deixa claro, como noticiou a CNN, que o presidente não tem intenção de ceder. “Biden está contando com esses estados para sua falsa reivindicação sobre a Casa Branca, mas assim que a eleição for final, o presidente Trump será reeleito”, concluiu Morgan.
Resposta
A campanha do candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, disse que “invasores podem ser retirados da Casa Branca”, minutos depois de a campanha do presidente Donald Trump dizer que não há planos de o republicano reconhecer a derrota.
Biden já tem 253 votos no colégio eleitoral e assumiu a liderança da apuração na Pensilvânia e na Geórgia, que devem ser decisivos para a vitória. “O povo americano decidirá a eleição. O governo americano é perfeitamente capaz de retirar invasores da Casa Branca”, disse o porta-voz de Biden, Andrew Bates.
O reconhecimento da derrota na eleição americana é uma tradição democrática da eleição, mas não é uma necessidade legal para o processo. Trump tem acusado sem provas o processo eleitoral de favorecer o democrata e pedido para que os votos em Biden que chegam pro correio não sejam contados.
A campanha republicana entrou com processos na Justiça contra a contagem de votos em quatro estados e já sofreu três derrotas: em Michigan, na Geórgia e na Pensilvânia.