Drone ucraniano atinge radar russo a distância “recorde”, diz fonte de Kiev
Ataque conduzido pela agência de espionagem militar da Ucrânia teria atingido região de Oremburgo
Um drone ucraniano atingiu um radar russo de alerta antecipado “Voronezh M” perto da cidade de Orsk, na região de Oremburgo, a uma distância “recorde”, disse uma fonte da inteligência de Kiev nesta segunda-feira (27).
A fonte afirmou à Reuters que o ataque foi conduzido pela agência de espionagem militar da Ucrânia no domingo (26) e não disse se causou algum dano. A cidade de Orsk fica a cerca de 1.500 km das partes mais próximas do território controlado pela Ucrânia.
Não houve comentário imediato de Moscou sobre o assunto, embora o jornal russo Izvestia e outros veículos de comunicação tenham informado que um drone caiu na região de Oremburgo no domingo e que nenhuma infraestrutura civil havia sido atingida.
A Rússia, uma grande potência nuclear, tem uma rede de radares que usa para detectar lançamentos de mísseis inimigos para determinar se está sob ataque nuclear.
De acordo com a agência de notícias estatal russa Tass, o comandante das forças aeroespaciais da Rússia disse em 2017 que três novos radares avançados de alerta antecipado do tipo Voronezh haviam entrado em serviço, incluindo um na região de Oremburgo.
Na semana passada, o meio de comunicação norte-americano RFE/RL citou imagens de satélite mostrando danos em uma instalação de radar Voronezh-DM, outra parte do sistema de alerta antecipado, perto de Armavir, na região de Krasnodar, após relatos não confirmados de um ataque de drones.
A Reuters não pôde verificar as imagens de forma independente.
Com a invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia, agora em seu terceiro ano, Kiev tem contado cada vez mais com drones de longo alcance para atingir alvos militares e de energia russos, especialmente refinarias de petróleo nos últimos meses.
A Rússia tem bombardeado a Ucrânia com ataques de longo alcance durante a guerra e renovou seu ataque aéreo ao sistema de energia, no que diz ser uma retaliação aos ataques de Kiev contra alvos na Rússia.
Segundo um meio de comunicação ucraniano, uma fonte não identificada declarou que o drone havia voado 1.800 km no ataque de domingo.
Uma fonte da inteligência ucraniana disse neste mês que o ataque de drones de maior alcance de Kiev até o momento tinha como alvo uma usina de processamento de petróleo na região russa de Bashkiria, a uma distância de 1.500 km.