Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dois vulcões entram em atividade simultânea no Havaí em raro evento de erupção dupla

    Mauna Loa entrou em erupção primeira vez em quase 40 anos no domingo (27) junto ao seu vizinho, Kilauea, que está em erupção há mais de um ano; voos foram cancelados devido à cinza vulcânica no ar

    Elizabeth Wolfeda CNN*

    Quando o sol nasceu na segunda-feira (28) no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, o céu estava em chamas com o brilho de dois vulcões em erupção.

    O maior vulcão ativo do mundo, Mauna Loa, entrou em erupção pela primeira vez em quase 40 anos na noite de domingo (27), juntando-se ao vulcão vizinho, Kilauea, que está em erupção há mais de um ano. Espera-se que o raro evento de erupção dupla atraia um fluxo de visitantes ansiosos para ver seus fluxos derretidos, disse o parque nacional em um post no Facebook.

    Com apenas 33 quilômetros de distância, os dois vulcões não entram em erupção juntos desde 1984, quando o Mauna Loa entrou em erupção pela última vez. Nenhum dos dois está ameaçando casas ou infraestrutura próxima neste momento, disse o parque, embora as autoridades estaduais de saúde tenham alertado sobre possíveis impactos na qualidade do ar.

    O lago de lava do vulcão Kilauea, à esquerda, e um brilho magnífico de Mauna Loa, no canto superior direito, iluminam o céu da manhã. Joyce Ibasan/Foto do NPS

    Fontes de lava de até 60 metros estavam fluindo de Mauna Loa, disse o Serviço Geológico dos EUA (USGS) na noite de segunda-feira, embora a maioria permanecesse com alguns metros de altura.

    A erupção está atualmente concentrada na Zona Nordeste de Mauna Loa, onde a lava está fluindo de pelo menos uma divisão no vulcão, de acordo com o US Geological Survey. Gás vulcânico, cinzas finas e cabelos de Pele (fios de vidro vulcânico) podem ser carregados pelo vento, disse a agência.

    As autoridades estão de olho no site para monitorar qualquer desenvolvimento.

    “Com base em eventos anteriores, os estágios iniciais de uma erupção na zona de fenda de Mauna Loa podem ser muito dinâmicos, e a localização e o avanço dos fluxos de lava podem mudar rapidamente”, disse a pesquisa geológica em uma atualização de segunda-feira.

    Embora não haja risco imediato para as comunidades, a Guarda Nacional do Havaí está de prontidão e a Agência de Gerenciamento de Emergências do estado ativou seu centro de operações de emergência, disse o major-general Ken Hara, ajudante geral do Departamento de Defesa do Estado do Havaí, durante uma coletiva de imprensa.

    Kilauea, um vulcão muito menor localizado no lado sudeste de Mauna Loa, está em erupção desde setembro de 2021, embora sua lava esteja confinada em sua cratera, de acordo com o US Geological Survey. Quando o vulcão incrivelmente ativo entrou em erupção por meses em 2018, ele expeliu lava no bairro de Leilani Estates, destruindo mais de 700 casas e desalojando moradores.

    O Parque Nacional dos Vulcões do Havaí permanece aberto, mas adverte os visitantes que esperam testemunhar as erupções históricas para estarem cientes do significado cultural que os locais têm para os nativos havaianos.

    “Embora uma erupção seja uma experiência emocionante, lembre-se de que você está observando um evento sagrado. Kīlauea e o vulcão Mauna Loa são wahi kapu (paisagens sagradas) cercadas por lugares históricos”, diz o site do parque.

    A erupção do Mauna Loa levou ao fechamento da Reserva Florestal Mauna Loa e do Santuário Kipuka ‘Ainahou Nēnē por pelo menos 90 dias, anunciou o Departamento de Terras e Recursos Naturais de Silvicultura e Vida Selvagem do Havaí (DOFAW) na segunda-feira.

    A divisão expressou preocupação de que, se a lava mudar de curso e fluir para a Reserva Natural Puʻu Makaʻala, anos de trabalho restaurando a terra após erupções anteriores possam ser destruídos.

    Cinza vulcânica afeta qualidade do ar e voos

    O governador do Havaí, David Ige, alertou na segunda-feira que o vento pode transportar gás vulcânico e cinzas e pediu aos residentes com sensibilidade respiratória que tomem precauções para minimizar a exposição.

    Um “traço de menos de um quarto de polegada” de cinzas pode se acumular em partes da ilha, disse o Serviço Nacional de Meteorologia de Honolulu na segunda-feira.

    O Departamento de Saúde do Havaí emitiu um alerta para que residentes e visitantes para se prepararem para impactos na qualidade do ar, dizendo que as erupções podem causar “condições de vog, cinzas no ar e níveis de dióxido de enxofre para aumentar e flutuar em várias áreas do estado”.

    Vog é um termo que se refere à poluição vulcânica, dizem as autoridades estaduais.

    Grupos sensíveis, incluindo crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, devem reduzir as atividades ao ar livre que causam respiração pesada e reduzir a exposição, ficando em ambientes fechados e fechando janelas e portas, caso ocorram condições de vog, disse o departamento de saúde.

    As nuvens de cinzas vulcânicas também podem representar um sério risco para a aviação, reduzindo a visibilidade, danificando os controles de voo e, por fim, causando a falha dos motores a jato.

    A Southwest Airlines interrompeu as operações de Hilo International na segunda-feira por causa da erupção, anunciou a companhia aérea. A empresa cancelou cinco voos de e para Honolulu, informou a Southwest.

    “Os passageiros com voos para o Aeroporto Internacional de Hilo (ITO) ou o Aeroporto Internacional Ellison Onizuka Kona em Keahole (KOA) devem verificar com sua companhia aérea antes de ir para o aeroporto devido à atividade vulcânica em Mauna Loa”, de acordo com um comunicado do Departamento Estadual de Transportes.

    A Administração Federal de Aviação dos EUA está “monitorando de perto a erupção vulcânica e emitirá alertas de tráfego aéreo assim que o tamanho da nuvem de cinzas for determinado”, afirmou em comunicado.

    *Chris Boyette da CNN, Monica Garrett, Joe Sutton, Dave Alsup, Dakin Andone e Hannah Sarisohn contribuíram para este relatório

    Tópicos