Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dois menores de idade foram detidos após tiroteio em festa do título do Super Bowl

    Uma pessoa morreu e outras 22 ficaram feridas; polícia diz acreditar que caso foi motivado por briga

    Polícia responde a um tiroteio na Union Station durante o desfile da vitória do Kansas City Chiefs pelo título do Super Bowl LVIII em 14 de fevereiro de 2024 em Kansas City, Missouri
    Polícia responde a um tiroteio na Union Station durante o desfile da vitória do Kansas City Chiefs pelo título do Super Bowl LVIII em 14 de fevereiro de 2024 em Kansas City, Missouri Jamie Squire/Getty Images

    Nouran SalahiehDakin AndoneShimon ProkupeczJosh Campbellda CNN

    Dois menores de idade estão entre os detidos após o tiroteio no comício de comemoração do título do Super Bowl do Kansas City Chiefs, que deixou um morto e mais de 20 feridos na quarta-feira (14), de acordo com a chefe de polícia de Kansas City, Stacey Graves.

    Ao menos 23 vítimas foram identificadas, incluindo uma mulher de 43 anos que morreu, pontuou a autoridade em entrevista coletiva nesta quinta-feira (15). As outras 22 vítimas têm idades entre 8 e 47 anos, sendo que metade tem menos de 16 anos.

    O tiroteio parece ter ocorrido após uma “disputa entre várias pessoas que terminou em tiroteio”, segundo Graves, que também pontuou que não há indicação de que o caso seja relacionado a “terrorismo ou ao extremismo violento local”.

    Na quarta-feira, ela afirmou que três pessoas foram detidas e um número não especificado de armas foi recuperado pela polícia.

    Vários agentes das forças de segurança também disseram à CNN que se acredita que o tiroteio foi o resultado de uma disputa pessoal na área, e não de um ataque à celebração em si.

    Uma dessas fontes ressaltou que as três pessoas sob custódia estariam envolvidas na briga e que, inicialmente, 10 pessoas foram interrogadas. A situação dos outros sete que foram interrogados não é clara.

    A polícia ainda não apresentou nenhuma acusação contra os presos até a última atualização desta reportagem, destacou Graves na entrevista coletiva desta quinta-feira, dizendo aos repórteres que seu departamento estava trabalhando em estreita colaboração com o gabinete do promotor do condado de Jackson, Jean Peters Baker.

    “Temos 24 horas até que apresentemos as acusações ou divulguemos”, explicou.

    Baker prometeu “obter respostas” em uma postagem no X na manhã desta quinta, escrevendo: “Usarei todas as ferramentas à minha disposição sob a lei do Missouri que me permitam lidar com esta tragédia”.

    Mais de um milhão de pessoas participou da festa

    O tiroteio aconteceu ao final do desfile e comício para marcar a vitória dos Chiefs no Super Bowl, que reuniu cerca de um milhão de pessoas no centro de Kansas City na quarta-feira (14).

    Os disparos fizeram com que centenas de fãs corressem para se proteger, enquanto agentes das forças de segurança tentavam proteger o local, que ainda tinha confetes soprando ao vento.

    Quatro hospitais receberam 30 pacientes, sendo que 19 tinham ferimentos de bala, afirmaram autoridades à CNN. O Children’s Mercy Hospital recebeu 11 crianças entre 6 e 15 anos, nove delas baleadas, disse a porta-voz do hospital, Lisa Augustine.

    Esse é o segundo tiroteio em um ano em uma comemoração de título esportivo nos Estados Unidos. Duas pessoas ficaram feridas em junho de 2023, enquanto torcedores de Denver participavam de um desfile para o Nuggets, da NBA, a liga nacional de basquete.

    “Desfiles, comícios, escolas, filmes. Parece que quase nada é seguro”, destacou o prefeito de Kansas City, Quinton Lucas, na quarta-feira.

    O incidente de quarta é o 48º tiroteio em massa nos Estados Unidos neste ano, de acordo com o Gun Violence Archive, que, como a CNN, conta aqueles em que quatro ou mais indivíduos foram baleados, sem incluir o atirador.

    A polícia agora está coletando evidências físicas e digitais e entrevistando testemunhas e vítimas, explicou a chefe de polícia de Kansas City, Stacey Graves.

    O FBI (a agência nacional de investigações dos EUA) e o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos auxiliam a polícia, disse um porta-voz do Departamento de Justiça.

    “Estou zangado com o que aconteceu hoje. As pessoas que compareceram a esta celebração deveriam esperar um ambiente seguro”, comentou Graves.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original