Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dois dos 50 estados americanos usam regra diferente em contagem de voto; entenda

    Maine e Nebrasca utilizam sistema diferente, o que divide delegados para Trump e Biden

    Da CNN, em São Paulo

    Pela regra da eleição americana, o candidato que ganha o estado leva todos os delegados. Mas em dois dos 50 estados americanos, a regra é diferente.

    Isso fez com que Donald Trump ganhasse mais um delegado na corrida presidencial neste sábado (7), chegando a 214 — insuficientes para evitar a derrota para Joe Biden, que surge na frente com 279 e está eleito presidente dos Estados Unidos.

    No Maine, Joe Biden ganhou três dos quatro delegados e Trump, um. A soma dos três já tinha sido dada a Biden e, após o cálculo de alguns condados que faltavam, o atual presidente levou o que faltava. Além de lá, Nebrasca segue a mesma regra. Lá, quatro foram para Trump e um para o democrata.

    Leia também

    Biden é eleito o 46º presidente dos EUA

    Opinião: Por que Donald Trump perdeu

    Entenda os prazos finais para a decisão de quem será o novo presidente dos EUA

    Com a vitória, Biden soma dois recordes: é o mais velho eleito para a Casa Branca, aos 77 anos, e detém a maior quantidade de votos populares recebidos em uma eleição presidencial americana. 

    A CNN americana anunciou, por volta das 13h20 da tarde deste sábado (7), horário de Brasília, segundo suas projeções, que Biden havia superado os 270 votos no colégio eleitoral após vitória na Pensilvânia e, depois, em Nevada, garantindo um total de 279 delegados. Os estados de Geórgia, Alasca, Carolina do Norte e Arizona ainda prosseguem com a apuração.

    (Edição: Marcio Tumen Pinheiro)