Distribuição de alimentos em Rafah é suspensa por falta de segurança, diz agência da ONU
UNRWA também alertou para falta de suprimentos
A agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA) disse nesta terça-feira (21) que a distribuição de alimentos na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, está suspensa devido à falta de suprimentos e segurança.
Ataques israelenses nas extremidades sul e norte da Faixa de Gaza neste mês causaram um novo êxodo de centenas de milhares de pessoas de suas casas e restringiram drasticamente o fluxo de ajuda, aumentando o risco de fome no território palestino.
Além disso, o chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) que Israel alivie restrições à entrada de auxílio em Gaza, dizendo que o principal canal para entrega de ajuda médica emergencial ao enclave a partir do Egito foi cortado.
Israel tomou e fechou a passagem de fronteira de Rafah entre Gaza e o Egito em 7 de maio, interrompendo uma rota vital para a entrada e saída de pessoas e auxílio humanitário do enclave.
“No momento em que o povo de Gaza corre o risco de fome, pedimos que Israel levante o bloqueio e permita a entrada de auxílio”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma entrevista coletiva em Genebra, descrevendo a situação do enclave palestino como “além de catastrófica”.