Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Discurso de Putin no “Dia da Vitória”, Zelensky diz que vencerá e mais de 9 de maio

    Presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a “operação militar especial” na Ucrânia foi “a decisão certa na hora certa”

    Presidente russo Vladimir Putin participa do desfile militar no 77º aniversário do "Dia da Vitória". O desfile, que acontece na Praça Vermelha, no dia 9 de maio, comemora a vitória do Exército Vermelho soviético contra a Alemanha nazista, na Segunda Guerra.
    Presidente russo Vladimir Putin participa do desfile militar no 77º aniversário do "Dia da Vitória". O desfile, que acontece na Praça Vermelha, no dia 9 de maio, comemora a vitória do Exército Vermelho soviético contra a Alemanha nazista, na Segunda Guerra. Sefa Karacan/Agência Anadolu via Getty Images

    Da CNN

    O discurso do presidente russo Vladimir Putin no “Dia da Vitória”, que afirmou que a “operação militar especial” na Ucrânia foi “a decisão certa na hora certa”, e a resposta do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que disse que seu país vencerá a guerra com a Rússia e não cederá nenhum território, estão entre os destaques desta segunda-feira (9).

    Em desfile militar, Putin diz que “operação” na Ucrânia foi ação “preventiva”

    No aguardado desfile militar do “Dia da Vitória” em Moscou, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a “operação militar especial” na Ucrânia foi “a decisão certa na hora certa”.

    “A Rússia deu uma resposta preventiva à agressão, com uma decisão forçada e soberana. A operação militar especial era necessária e foi a decisão certa na hora certa”, declarou Putin na Praça Vermelha, preenchida por dezenas de fileiras militares em celebração dos 77 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

    Segundo o líder russo, os países do Ocidente “estavam preparando uma invasão do nosso território” e acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de criar “ameaças em nossas fronteiras”. “O Ocidente não queria ouvir a Rùssia, tinha outros planos”, afirmou.

    Em resposta a discurso de Putin, Zelesnky diz que Ucrânia vencerá guerra

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, comemorando a vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, disse nesta segunda-feira (9) que seu país vencerá a guerra com a Rússia e não cederá nenhum território.

    “No Dia da Vitória sobre o nazismo, estamos lutando por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que venceremos”, disse Zelensky em um discurso compartilhado pouco antes do início do desfile militar russo em Moscou.

    A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, também está comemorando o aniversário da vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial. O presidente Vladimir Putin também discursou na Praça Vermelha de Moscou, e afirmou que a “operação militar especial” foi uma ação “preventiva”.

    Casa Branca anuncia novas sanções dos EUA e aliados contra a Rússia

    O presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes do G7 se encontraram virtualmente com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky neste domingo (8) e discutiram mais ações que os aliados podem tomar contra a Rússia.

    As medidas incluem sanções contra os três maiores canais de televisão da Rússia e um compromisso de todos os membros do G7 para eliminar as importações de petróleo do país, de acordo com um membro do governo norte-americano.

    “Isso [as ações] já é um fracasso para Putin, e continuaremos a homenagear a luta corajosa que está ocorrendo pelo povo da Ucrânia e ouvir o presidente Zelensky”, disse o funcionário a repórteres antes da reunião do presidente.

    Ministério da Saúde aprova primeiro medicamento para casos leves de Covid-19 no SUS

    O Ministério da Saúde (MS) anunciou que vai incorporar no SUS um medicamento para o tratamento de pacientes com quadros leves e moderados de Covid-19.

    A publicação ocorreu no Diário Oficial da União de sexta-feira (6). O MS tem 180 dias após publicação da incorporação para disponibilizar a tecnologia na rede pública.

    O medicamento, composto pelos antivirais nirmatrelvir e ritonavir, tem potencial para redução da evolução da doença para quadros graves e será ofertado para pacientes adultos imunocomprometidos ou com idade igual ou superior a 65 anos.

    Com defasagem há 50 dias, mercado espera reajuste no preço do diesel

    Vendido em média a R$ 6,63 nos postos de combustível pelo país, o óleo diesel está há 50 dias defasado, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis. Com isso, representantes do mercado, importadores, distribuidores e acionistas afirmaram à CNN que esperam uma nova alta no combustível a qualquer momento.

    O último reajuste da Petrobras passou a valer no dia 11 de março, mas uma semana depois, o valor combustível já estava defasado em relação ao mercado internacional. Na época, a alta foi de 25%. Ainda assim, o preço no exterior seguiu subindo. Agora, o combustível vendido pela Petrobras está 21% atrás do valor que é cobrado lá fora, uma diferença de R$ 1,27.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

    * Publicado por Léo Lopes