Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dezenove pessoas morrem após ataque em instituto educacional no Afeganistão

    Outras vinte e sete vítimas ficaram feridas

    Mohammad Yunus YawarSyed Hassibda Reuters

    Um ataque suicida em um instituto de educação, na capital do Afeganistão, Cabul, matou 19 pessoas e feriu dezenas, conforme declarou a polícia nesta sexta-feira (30). Ainda não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque.

    Muitos dos que vivem na área ocidental onde ocorreu a explosão são hazara, uma minoria étnica alvo de ataques anteriores lançados pelo grupo militante Estado Islâmico, entre outros.

    O porta-voz da polícia de Cabul, Khalid Zadran, disse que 27 pessoas também ficaram feridas no ataque, reduzindo ligeiramente o número de feridos em relação aos 29 anunciados anteriormente.

    Ainda afirmou que o ataque ocorreu em um instituto de educação onde estava ocorrendo um exame de admissão. As escolas são normalmente fechadas no Afeganistão às sextas-feiras.

    “Atacar alvos civis prova a crueldade desumana do inimigo e a falta de padrões morais”, expôs, sem especificar quem eles acreditavam estar por trás do ataque.

    Desde que assumiu o Afeganistão em agosto de 2021, o Talibã enfatizou que está protegendo a nação após décadas de guerra, mas nos últimos meses houve uma série de explosões em mesquitas e áreas civis.

    Estudantes adolescentes estão entre as 24 pessoas mortas em um ataque de 2020 reivindicado pelo Estado Islâmico em um centro educacional no oeste de Cabul.

    Tópicos