Defesa ucraniana afirma que território sofreu 80 ataques nesta terça-feira
Ministério da Defesa da Ucrânia responsabiliza as autodeclaradas repúblicas pró-russas de Luhansk e Donetsk pelas ações
O Ministério da Defesa da Ucrânia diz que até as 21h, hora local na Ucrânia, territórios sob controle ucraniano foram atacados 80 vezes pelas autodeclaradas repúblicas pró-russas de Luhansk e Donetsk.
A informação vem da última declaração do Ministério da Defesa sobre as violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia. Dos 80 incidentes, 58 envolveram armas proibidas pelos acordos de Minsk, que estipulam que armas pesadas não devem estar a menos de 50 quilômetros (cerca de 31 milhas) das linhas de frente.
Na terça-feira, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que os Acordos de Minsk “não existem mais”, acrescentando: “O que há para implementar se reconhecemos essas duas entidades?”
O Ministério da Defesa registrou 84 violações do cessar-fogo na segunda-feira. Como parte dos ataques de terça-feira, o Ministério da Defesa ucraniano disse que um soldado foi morto e outros seis ficaram feridos.
De acordo com o ministério, a cidade de Shchastya – perto de Luhansk – sofreu alguns dos bombardeios mais pesados.
O ministério passou a acusar os separatistas apoiados pela Rússia de implantar armas pesadas “dentro dos assentamentos para provocar os defensores ucranianos a devolverem o fogo”.