Debate pode virar vantagem de Biden sobre Trump na Flórida, avalia consultor
CNN Brasil transmitirá o embate e, a partir das 21h, será possível acompanhar com tradução simultânea pela TV, YouTube, Twitter e Facebook
A corrida presidencial nos Estados Unidos está entrando na reta final. Donald Trump e Joe Biden se encontram nesta quinta-feira (22) para o último debate antes do dia das eleições de 3 de novembro, e a expectativa para o confronto é grande.
Morador da Flórida, o consultor Tharcisio Souza Santos afirma à CNN que, neste momento, o democrata tem vantagem sobre o atual presidente na região onde vive. “Mas é muitíssimo pequena. Esse debate é um aspecto fundamental que pode eventualmente virar a situação”.
Assista e leia também:
Saiba como assistir ao último debate entre Trump e Biden
5 pontos para ficar de olho no último debate entre Trump e Biden
Como funciona a eleição nos EUA
A Flórida está entre as regiões consideradas estado-pêndulo, ou seja, é um estado que tem condições de ajudar a determinar um vencedor.
“São estados que não são claramente democratas ou republicanos. Dependendo da eleição, eles passam de um lado para o outro”, explica.
Covid-19
Segundo Santos, a população ficou preocupada com a pandemia do novo coronavírus desde o começo, e a postura de Donald Trump diante da crise de saúde pública, na avaliação dele, “não foi muito proativa”.
“À medida que a situação se agravava isso certamente contribuiu para piorar situação dele do ponto de vista eleitoral”, avalia.
“Mas a sensação que se tem é de que a população está cansada desse processo do afastamento, da distância e do medo da pandemia. E tudo isso faz diferença. Não dá para dizer o que vai acontecer, mas a diferença será muitíssimo pequena”, conclui.
(Edição: Sinara Peixoto)