Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Debate na Argentina: Massa questiona equilíbrio mental de Milei, que chama rival de “delinquente”

    Desafio foi feito pelo candidato governista após intensa discussão sobre corrupção

    Luciana Taddeocolaboração para a CNN , Em Buenos Aires

    O atual ministro da Economia da Argentina e candidato governista à Presidência do país, Sergio Massa afirmou neste domingo (12), durante o último debate antes do segundo turno, que é preciso ter “moderação, capacidade, equilíbrio mental e contato com a realidade para poder levar a Argentina adiante” e desafiou Javier Milei a que ambos façam exame psicotécnico.

    “Por acaso você tem?”, questionou Milei sobre a lista de habilidades enumeradas por Massa para que um candidato seja presidente. “Façamos psicotécnico os dois, que você negou”, respondeu o ministro a Milei.

    “Não, eu disse que estava disposto a fazer. Como vou me negar se cada vez que entrei em uma empresa fui obrigado a fazer? Você que viveu do Estado nunca fez”, respondeu Milei.

    Massa questionou a motivação de Milei para propor a eliminação do Banco Central do país. “Conte para as pessoas por que não renovaram seu estágio no Banco Central. É muito importante porque é parte dessa discussão com relação ao psicotécnico. Entendo que você esteja bravo com o Banco Central e fale em destruí-lo porque em algum momento você se sentiu rejeitado”, acusou o ministro.

    Em publicação publicada nesta semana no instagram, Milei disse ser fake news que tem problemas psicológicos ou que conversa com seu cachorro morto. A discussão entre Massa e Milei sobre o exame psicotécnico surgiu após um forte confronto verbal no debate sobre corrupção.

    Ao abordarem a gratuidade da educação e da saúde – Milei propõe substituir o financiamento de instituições por vouchers para que a população escolha se quer frequentar lugares públicos ou privados – o economista libertário disse para Massa: “Essas soluções altruístas são a justificativa que políticos delinquentes como você usam para meter a mão no bolso dos argentinos e distribuir [o dinheiro] para quem vocês quiserem.”

    O ministro retrucou: “Javier, se você tem alguma prova de algum crime que eu tenha cometido, na segunda te espero nos tribunais. Se não, se retrate. Você tem algum crime para denunciar?” Milei respondeu, então, que Massa “faz parte do governo mais ladrão da história”, que tem “um monte de processos”.

    Massa argumentou que se Milei soubesse de crimes e não denunciasse “estaria caindo no incumprimento dos deveres de funcionário público”, e acabou ouvindo de Milei: “Talvez você esteja olhando para o outro lado com a força política a qual você pertence”.

    A vice-presidente do atual governo, Cristina Kirchner, foi condenada a seis anos de prisão por administração fraudulenta em prejuízo da administração pública quando foi presidente do país, entre 2007 e 2015. Ela, que também é presidente do Senado e diz ser perseguida pelo Judiciário argentino, conta com foro privilegiado e não pode ser presa até o fim do seu mandato.

    Veja também: Eleição na Argentina entra na reta final

    Tópicos