Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    De olho nos Jogos Olímpicos, Paris corre para liberar o Rio Sena para nado após 100 anos

    Banho no Sena foi proibido em 1923 devido à poluição; plano é ter competições em 2024 já acontecendo no curso d'água

    Jack GuyDalal MawadOliver Briscoeda CNN

    Paris planeja fazer do Rio Sena a peça central dos Jogos Olímpicos de 2024, se esforçando para limpar o curso d’água e permitir que eventos de natação ocorram ali.

    Quando a capital francesa sediou seus primeiros Jogos Olímpicos, em 1900, as competições de natação aconteceram no rio. Os parisienses costumavam tomar banho no Sena há séculos, até que foi proibido em 1923 devido à poluição.

    VÍDEO — Paris 2024: Conheça local que vai abrigar o Time Brasil nas Olimpíadas

    Mas os esforços para a limpeza, que começaram em 2018, como parte do que é conhecido como “Plano de Natação”, estão dando frutos.

    As autoridades locais dizem que os moradores poderão fazer uso do rio mais uma vez como parte do legado das Olimpíadas.

    A cerimônia de abertura, tradicionalmente realizada dentro do estádio olímpico da cidade-sede, acontecerá no rio, com expectativa de pelo menos 600 mil pessoas assistindo das margens, segundo os organizadores.

    Em seguida, várias corridas acontecerão no rio durante as Olimpíadas. “Nos Jogos de Paris 2024, os atletas vão inaugurar a natação no rio com as provas olímpicas. Um renascimento que abrirá caminho para o lazer aquático”, diz um comunicado da prefeitura de Paris publicado em 10 de julho.

    O plano envolve um valor de 1,4 bilhão de euros (R$ 7,3 bilhões) para limpar o Sena, e os Jogos Olímpicos tiveram um efeito importante para acelerar o ritmo dos trabalhos.

    FOTOS — Veja projeções da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no Rio Sena

    Duas unidades de desinfecção em estações de tratamento de águas residuais administradas pelo serviço público de saneamento da região de Paris estarão operacionais a partir deste ano, e estruturas que ajudarão a melhorar a qualidade da água, como uma bacia de armazenamento de águas pluviais, estão em construção.

    A bacia reterá a água da chuva e a liberará gradualmente na rede de esgoto, evitando a poluição quando o esgoto transborda durante os períodos de chuva.

    De acordo com o chefe dos serviços de limpeza de água de Paris, Nicolas Londinsky, reduzir o principal tipo de poluição no Sena – a poluição bacteriana das águas residuais – e até mesmo impedi-la de chegar ao rio é a prioridade.

    A cidade obrigou os proprietários de barcos atracados ao longo do Sena a se conectarem à rede de águas residuais de Paris, evitando descargas diretas na água.

    As autoridades também trabalharam para corrigir o encanamento ruim em toda a cidade, que em alguns casos fez com que as águas residuais fossem bombeadas para bueiros.

    E os esforços existentes já melhoraram a qualidade da água. Análises feitas no início de junho mostraram “excelentes resultados” no cumprimento da regulamentação europeia, segundo a prefeitura.

    Além disso, os testes nas partes do rio definidas para serem usadas para eventos olímpicos atenderam aos padrões em 91% das vezes, de 20 de julho a 11 de agosto de 2022.

    Isso permitirá que eventos de natação em águas abertas, paratriatlo e triatlo ocorram na ponte Alexandre III.

    Natação pública

    A partir de 2025, será possíviel nadar no Rio Sena em três balneários: Bras Marie, Bras de Grenelle e Bercy, segundo a prefeitura.

    “As zonas balneares serão sinalizadas por boias e um pontão para chegar até elas, com espaços para se trocar, tomar banho e guardar as suas coisas no cais”, explica um comunicado.

    Além disso, cerca de 20 outros locais de natação em potencial foram identificados na região metropolitana de Paris.

    No entanto, o clima tempestuoso ou as mudanças locais na qualidade da água significam que garantir a natação no Sena todos os dias durante os meses de verão é quase impossível, destacou Londinsky, oficial de água da cidade.

    Alguns moradores também afirmaram à BFMTV, rede afiliada da CNN, que ainda tinham receio de entrar na água.

    “Não vou nadar agora, nem daqui a dois ou três anos. Olha a cor [da água], não sabemos o que tem lá dentro.”, disse uma mulher.

    E um homem observou que ainda havia “coisas estranhas” flutuando no rio. “Eles realmente precisam fazer uma limpeza adequada rio acima”, comentou.

    Mas a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse à CNN que o plano também faz parte de esforços mais amplos para adaptar a cidade aos desafios futuros.

    “O que pretendemos com esta limpeza do Sena é a adaptação da cidade às mudanças climáticas”, ponderou.

    “O Sena é um corredor de biodiversidade e uma fonte de resfriamento no verão”, complementou Hidalgo, acrescentando que o número de espécies de peixes aumentou de duas para mais de 30 nos últimos anos devido à limpeza.

    Tópicos