Daniela Lima: Retórica de Trump deixa EUA como mau exemplo de democracia
Promessa do presidente norte-americano de recorrer à Suprema Corte para interromper contagem de votos é algo visto em países que não são modelos democráticos
No quadro Em Off desta quarta-feira (4), na CNN Rádio, Daniela Lima analisa o resultado parcial da eleição presidencial nos Estados Unidos e a promessa de Donald Trump de recorrer à Suprema Corte para interromper contagem de votos.
“Dizer que vai à Suprema Corte para interromper a contagem dos votos pelo correio (…) é o sinal do líder que está disposto, inclusive, a jogar o voto de seus compatriotas no lixo para não correr o risco de sofrer uma derrota”, afirmou Daniela.
“Com essa retórica, Trump está arrastando os Estados Unidos para a lista de países que deixam de ser um exemplo de democracia”, completou.
Assista e leia também:
Acompanhe a apuração da eleição nos EUA em tempo real
Trump diz que irá à Suprema Corte para interromper a contagem de votos nos EUA
O que pode acontecer se o resultado da eleição dos EUA for contestado?
Ela disse ter conversado com especialistas que estudam a Suprema Corte norte-americana e todos disseram que se Trump prosseguir com a ideia colocará o Tribunal em uma posição delicada, algo visto em lugares que não podem ser considerados “modelos de democracia”.
“A aposta de quem estuda a Suprema Corte dos EUA é que esses ministros não vão manchar suas biografias intervindo em uma eleição em que não aconteceu alguma coisa atípica”, disse.