Cuba, Venezuela e Nicarágua estão na Cúpula das Américas e me reuni com eles, diz Blinken
Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que esteve com membros da sociedade civil e com ativistas
“Cuba, Venezuela e Nicarágua estão aqui, eu os vi”, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, assegurando que se reuniu com membros da sociedade civil e com ativistas de Cuba, Venezuela e Nicarágua durante a Cúpula das Américas, realizada em Los Angeles.
Blinken também diz que, em sua opinião, membros da sociedade civil e várias ONGs desses três países são mais representativos do que os regimes instalados em Cuba, Venezuela e Nicarágua.
“Esta é uma atmosfera democrática, é isso que queremos reafirmar nessa Cúpula. As pessoas podem tomar decisões sobre quem está aqui ou não, mas virtualmente todos os governos estão representados na reunião formal, seja com chefes de estado, ou em alguns casos, ministro das Relações Exteriores, como o meu amigo Marcelo Ebrad do México, que será um participante ativo na Cúpula”, afirmou.
A ausência de convites para Cuba, Nicarágua e Venezuela, confirmada na noite de domingo (5), provocou instabilidade diplomática no continente.
Autoridades norte-americanas determinaram que as preocupações com os direitos humanos e a falta de democracia nos três países, os principais antagonistas de Washington na América Latina, pesavam demais, disse uma fonte norte-americana no domingo (5).