Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cruzeiro de luxo encalha na Groenlândia com mais de 200 pessoas

    Navio de resgate só deve chegar ao cruzeiro na sexta-feira (15), dependendo do clima no oceano

    Cruzeiro de luxo encalha na Groenlândia
    Cruzeiro de luxo encalha na Groenlândia Reprodução CNN

    Zahid MahmoodJames Fraterda CNN

    Um cruzeiro que transportava 206 passageiros e tripulantes encalhou num trecho remoto da Groenlândia e pode ficar preso por dias esperando o navio mais próximo chegar para ajudar.

    O navio Ocean Explorer teve problemas na segunda-feira (11) em Alpefjord, um trecho dramático e acidentado do Parque Nacional Nordeste da Groenlândia, e não conseguiu se libertar, de acordo com um comunicado do Comando Conjunto do Ártico (JAC) da Dinamarca.

    “Isso significa que a maré — que veio durante o dia — não deu a ajuda desejada para navegar”, disse um comunicado do JAC. Não houve relatos de feridos ou risco de danos ao meio ambiente em decorrência do encalhe.

    Após o incidente, o navio de inspeção mais próximo, o Knud Rasmussen, foi destacado para ajudar, mas enfrentou uma viagem de mais de 2.200 quilômetros para chegar ao navio de cruzeiro, segundo o comunicado.

    Espera-se que o navio chegue mais cedo ao Ocean Explorer na manhã de sexta-feira (15), dependendo do clima.

    “Assim que percebemos que o Ocean Explorer não conseguiria se libertar sozinho, enviamos um navio em direção aos destroços”, disse o comandante do Ártico, Brian Jensen.

    “Assim que possível, também sobrevoaremos o local para obter novas imagens que nos ajudem a avaliar a situação no local”, continuou.

    O Ocean Explorer é atualmente operado pela Aurora Expeditions, de acordo com o site oficial da empresa australiana, que afirma que o navio foi “construído especificamente para viagens de expedição aos destinos mais remotos do mundo”. A CNN entrou em contato com a Aurora Expeditions para comentar.

    O Comando do Ártico afirma estar em contato com navios relevantes na área que poderiam ajudar.

    Jensen disse que o Ocean Explorer ainda poderia flutuar novamente na maré alta, mas, caso contrário, o Knud Rasmussen ajudaria.

    “Não importa o que aconteça, o mais importante para nós é que todos estejam seguros”, disse ele.

    Segundo o comunicado, o Governo da Gronelândia, a Autoridade Marítima Dinamarquesa e o Conselho Dinamarquês de Investigação de Acidentes foram informados do incidente.

    Veja mais: Furacão Lee volta a ganhar força no Atlântico

    Com informações de Tamara Hardingham-Gill 

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original