Cruz Vermelha Palestina chega à Síria para fornecer apoio de saúde mental após terremoto
“Centenas de crianças estão definhando em hospitais e abrigos sem suas famílias e casas”, diz um comunicado divulgado pelo grupo
O Crescente Vermelho Palestino – associado ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha – disse, neste domingo (12), que foi o primeiro grupo a enviar uma equipe para fornecer apoio de saúde mental às vítimas do terremoto em abrigos sírios.
“Entre as dezenas de milhares de vítimas do terremoto devastador que atingiu a Turquia e a Síria, centenas de crianças estão definhando em hospitais e abrigos sem suas famílias e casas”, diz um comunicado divulgado pelo grupo.
“Tempos difíceis têm sido vividos pelas crianças desde o terremoto. Alguns deles escaparam milagrosamente da morte, mas após sua sobrevivência física, equipes de apoio psicológico do Crescente Vermelho Palestino estão trabalhando para sua sobrevivência psicológica”, continuou o comunicado.
A Equipe de Apoio Psicossocial do grupo organizou eventos e atividades para os abrigados, incluindo brincadeiras para crianças.
Também forneceram atividades de alívio e gerenciamento de estresse para 21 voluntários que trabalham na filial da associação na Síria.
A equipe de palestinos, junto a voluntários locais, também está oferecendo serviços de saúde mental para cerca de 300 crianças e suas famílias em abrigos e hospitais, que sofrem de traumas graves e depressão como resultado do terremoto.