Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Crise do custo de vida é o desafio mais urgente para a nova primeira-ministra

    Reino Unido tem uma inflação de dois dígitos, enquanto preços dos alimentos e da energia aumentam

    Luke McGeeda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='1908454' id_galeria='1908456' html_id_prefix='featured_' ]

    Os parlamentares conservadores estão cientes de que Liz Truss precisa lidar com a crise do custo de vida do Reino Unido o mais rápido possível.

    Um deles até sugeriu que, se ela não o fizer, seu cargo de primeira-ministra pode “desmoronar em 48 horas”.

    O Reino Unido tem uma inflação de dois dígitos. Ao mesmo tempo, os preços dos alimentos e da energia estão aumentando em milhares de libras.

    Truss não delineou especificamente o que vai fazer para ajudar os cidadãos comuns além de oferecer cortes de impostos que mal arranham a superfície.

    Muitos parlamentares estão preocupados que Truss pareça não entender realmente a gravidade da questão e que, se ela não agir rápido o suficiente, o público se decidirá por Truss e pelo partido conservador antes que seu governo esteja em funcionamento.

    Elogio a Boris Johnson

    Truss começou seu discurso de vitória parabenizando seu oponente, Rishi Sunak, que chegou mais perto do que muitos esperavam na votação final.

    Ela, então, prestou uma homenagem calorosa a Boris Johnson, que ela substituirá na terça-feira (6), depois que meses de escândalos o forçaram a renunciar.

    “Boris, você conseguiu o Brexit, esmagou Jeremy Corbyn, lançou a vacina e enfrentou Vladimir Putin”, disse Truss. “Você é admirado de Kiev a Carlisle”.

    “Sei que nossas crenças ressoam com o povo britânico”, disse ela à multidão de membros conservadores. “Fiz campanha como conservadora e vou governar como conservadora”.

    Quem é Liz Truss

    Natural de Oxford, no sudeste da Inglaterra, Elizabeth Truss, mais conhecida como Liz Truss, é formada em filosofia, política e economia, Merton College, que faz parte da Universidade de Oxford.

    Entrou para o Parlamento Britânico em 2010, onde foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil em setembro de 2012. Posteriormente atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016.

    Depois assumiu como secretária de Justiça até 2017. E como secretária-chefe do Tesouro até 2019.

    Assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades no mesmo ano, ficando até setembro do ano passado, quando foi nomeada secretária de Relações Exteriores.

    Tópicos