Corpo encontrado por voluntários pode ser de adolescente desaparecida nos EUA
Kiely Rodni, de 16 anos, foi vista pela última vez em 6 de agosto em uma festa de acampamento na Califórnia
Autoridades policiais nos Estados Unidos acreditam que o corpo encontrado em um veículo submerso no domingo (21) é “mais do que provável” o de Kiely Rodni, a jovem de 16 anos desaparecida que foi vista pela última vez há quase três semanas, em um acampamento no norte da Califórnia, disseram autoridades na segunda-feira (22).
Kiely estava no Prosser Family Campground em 5 de agosto e foi vista pela última vez por volta das 12h30 (horário local) de 6 de agosto, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Placer. Seu desaparecimento foi inicialmente tratado como um possível sequestro, que a polícia explicou mais tarde porque eles “não tinham nada além para investigar”.
O xerife do condado de Nevada, Shannan Moon, disse que o caso ainda está em aberto e que a vítima ainda não foi identificada.
“Na noite passada recebemos algumas informações sobre a recuperação do veículo que estávamos procurando e estava localizado dentro do Lago Prosser”, disse Moon em entrevista coletiva na segunda-feira.
“Ele estava localizado dentro de uma zona de busca que estamos procurando desde o início de nossa operação.”
Moon acrescentou que acredita-se que o corpo solitário encontrado no interior seja o da adolescente desaparecida, embora ela não tenha nomeado Kiely.
O veículo foi localizado pelo grupo de mergulho voluntário Adventures with Purpose, que frequentemente participa de buscas submarinas, disse Moon.
O corpo foi encontrado de cabeça para baixo a cerca de 4,5 metros abaixo da superfície do lago, que recuou cerca de 90 centímetros desde que o adolescente desapareceu, de acordo com o capitão Sam Brown, do xerife do condado de Nevada.
A família de Kiely divulgou um comunicado na segunda-feira expressando o quão “eternamente gratos” eles estavam pelo amor e apoio das últimas semanas.
“Enfrentamos uma tempestade de força insondável e é puramente graças ao exército de guerreiras, matriarcas, curandeiras e ajudantes que nos sustentam que continuamos de pé hoje”, dizia o comunicado.
“Enquanto aceitamos essa tristeza lançada sob a sombra da morte, o sol nascente brilha sobre nós, lembrando-nos de não lamentar nossa perda, mas de celebrar o espírito de Kiely e o presente que todos recebemos ao conhecê-la. Kiely certamente permanecerá conosco mesmo embora não vamos recuperá-la.”
Várias agências contribuíram para a busca por Kiely nas últimas duas semanas, incluindo equipes de mergulho e nadadores que também escanearam o lago com sonar de varredura lateral, disse Brown.
Havia entre 200 e 300 jovens na festa do acampamento, em uma área arborizada, disse a porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Placer, Angela Musallam, durante uma entrevista coletiva na semana passada.
O local fica a cerca de 27 quilômetros ao norte de Lake Tahoe, na Califórnia, e 58 quilômetros de Reno, em Nevada.
Stella Chan, da CNN, contribuiu para esta reportagem.