Coroação de Charles III terá show de Katy Perry e presença de Lula; veja detalhes
Cerca de 2.000 pessoas são esperadas para acompanhar o evento; autoridades de diversos países, militares, artistas e membros da sociedade civil comparecerão nas celebrações
O rei Charles III será coroado na Abadia de Westminster neste sábado (6), se tornando o 12º monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha desde sua formação, em 1707, com a união da Inglaterra, Escócia e País de Gales.
Charles substitui no trono sua mãe, a rainha Elizabeth II, que morreu em 8 de setembro do ano passado, aos 96 anos de idade.
Ao longo dos últimos dias, o Palácio de Buckingham divulgou detalhes da cerimônia de coroação, que terá algumas diferenças em relação à cerimônia de Elizabeth II, em 1953, principalmente em escala.
Apesar das mudanças e da expectativa de um evento em menor tamanho, o glamour e a sofisticação permanecerão como parte inerente das celebrações.
Cerca de 2.000 pessoas são esperadas para acompanhar o evento. Do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à cantora Katy Perry, a lista de convidados e atrações passa por autoridades de diversos países, militares, artistas e membros da sociedade civil.
Começando pelos membros da família real, destaque para a presença do príncipe Harry, que renunciou a seu cargo na realeza em janeiro de 2020, mas irá à cerimônia. No entanto, a esposa dele, Meghan Markle, permanecerá nos Estados Unidos.
Outra presença confirmada é a de Tom Parker Bowles e Laura Lopes, filhos do primeiro casamento da rainha consorte Camilla.
Autoridades e políticos de vários países do mundo também confirmaram presença.
Além de Lula, deverão estar em Londres o presidente francês, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak; a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen; e a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, que representará o presidente Joe Biden.
Além das autoridades, 850 membros da sociedade civil também foram convidados para participar das celebrações, como reconhecimento pelo trabalho para com a sociedade: 450 ganhadores de medalhas do Império Britânico e 400 jovens de organizações selecionadas por Charles III e Camilla.
Escolta armada
Cerca de 5.000 membros das Forças Armadas britânicas acompanharão a cerimônia. Eles serão acompanhados por soldados de mais de 30 países do Commonwealth (Comunidade Britânica de Nações).
Salvas de canhão soarão em todo o país para marcar o momento em que o rei é coroado. Antes disso, os militares irão realizar um sobrevoo com mais de 60 aeronaves.
“Desde a procissão em The Mall, até o sobrevoo por Londres, com salvas de canhão no mar e em todo o país, será uma homenagem espetacular e apropriada”, disse o secretário de Defesa, Ben Wallace.
Shows
Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para o show que acontecerá no domingo (7), próximo ao Castelo de Windsor.
Entre as atrações principais estão a cantora pop Katy Perry, o cantor de R&B Lionel Richie e o grupo pop britânico Take That. Outra atração confirmada é o cantor e tenor italiano Andrea Bocelli, que fará um dueto com o vencedor do Grammy Bryn Terfel.
A cantora e compositora britânica Freya Ridings também participará do evento. Ela se apresentará ao lado do compositor clássico e pianista Alexis Ffrench.