Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Sul e EUA atrasam exercícios militares por preocupações com a Covid-19

    Países adiaram exercícios conjuntos anuais em dois dias, para a terça-feira (18). Mídia informou que oficial sul-coreano testou positivo para o novo coronavírus

    General americano Scott Pleus, comandante das Forças Aéreas das Forças dos Estados Unidos na Coreia
    General americano Scott Pleus, comandante das Forças Aéreas das Forças dos Estados Unidos na Coreia Foto: USFK/ Twitter/ Reprodução

    Hyunjoo Jin,

    da Reuters

    A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciarão seus exercícios militares conjuntos anuais na terça-feira (16), em um atraso de dois dias após um oficial sul-coreano testar positivo para o novo coronavírus – segundo informou a mídia local.

    Os exercícios começarão na terça-feira, “considerando a situação do Covid-19”, disse o Estado-Maior Conjunto da Coréia do Sul no domingo.

    Leia também:
    EUA afirmam que apoio financeiro ao Líbano depende de reformas

    O treinamento, que estava programado para começar no domingo, foi adiado após o teste positivo na sexta-feira do oficial do Exército, que deveria ter participado, disse a Agência Yonhap de Notícias.

    Os exercícios combinados são monitorados de perto pela Coreia do Norte, que os chama de “ensaio para a guerra”. Eles foram reduzidos nos últimos anos para facilitar as negociações dos EUA com o objetivo de desmantelar os programas nucleares de Pyongyang.

    Os exercícios deste ano serão reduzidos, não mobilizando tropas baseadas nos EUA em meio às restrições do Covid-19 às viagens de pessoal dos EUA para a Coreia do Sul.

    O programa deste ano, que vai até 28 de agosto, se concentrará em uma “postura de defesa combinada”, enquanto os exercícios para a transição do controle operacional em tempo de guerra na península coreana serão “parcialmente conduzidos”, disseram os chefes conjuntos em um comunicado.

    Isso pode atrasar o plano do presidente Moon Jae-in de assumir o controle operacional dos Estados Unidos em tempo de guerra antes que seu mandato termine em 2022, dizem os especialistas.

    A Coreia do Sul e os Estados Unidos cancelaram seus exercícios de primavera devido à pandemia.