Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Balões de lixo enviados pela Coreia do Norte tinham fezes e parasitas, diz Sul

    Seul disse que novos lançamentos foram feitos nesta segunda-feira (26)

    Jack KimHyunsu YimJu-min Parkda Reuters

    Entre o lixo que os balões transportaram do Norte para a fronteira estavam artigos impressos com personagens da Hello Kitty, roupas muito gastas e sujeira contendo vestígios de fezes humanas e parasitas, disse a Coreia do Sul nesta segunda-feira (24).

    A Coreia do Norte tem usado balões carregando lixo desde o final de maio, com centenas pousando na Coreia do Sul. A Coreia do Sul enviou unidades militares de explosivos e equipes de guerra química e biológica para inspecionar os objetos.

    Os itens também incluíam roupas que foram doadas pelo Sul, que foram cortadas e rasgadas, e lixo em geral que parecia ter sido coletado às pressas, disse em um relatório o Ministério da Unificação do Sul, que cuida do Norte.

    A Coreia do Norte disse que os balões eram uma retaliação a uma campanha de propaganda de desertores norte-coreanos e ativistas no Sul, que enviam regularmente balões carregando alimentos, remédios, dinheiro e panfletos criticando os líderes do Norte.

    Parasitas e DNA humano foram encontrados na sujeira de alguns sacos plásticos, o que mostra que continham fertilizantes que utilizavam fezes humanas, disse o Ministério da Unificação.

    A Coreia do Norte, que sofre uma escassez crônica de alimentos, dependia da Coreia do Sul para remessas maciças de fertilizantes químicos até que essa ajuda foi suspensa em 2007, quando Pyongyang acelerou o desenvolvimento de armas.

    O lixo continha roupas usadas dos personagens Mickey Mouse, Ursinho Pooh e Hello Kitty, além de meias, luvas e roupas infantis muito remendadas, máscaras com tecido costurado à mão e duas camadas de camisas costuradas.

    Na noite desta segunda-feira, os militares da Coreia do Sul disseram que o Norte lançou balões que pareciam transportar lixo. A Coreia do Norte alertou na semana passada que enviaria mais balões carregando lixo.

    Tópicos