Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte dispara vários mísseis de curto alcance, diz Coreia do Sul

    Projéteis voaram cerca de 350 quilômetros antes de caírem no mar

    Testes de mísseis da Coreia do Norte em 2022.
    Testes de mísseis da Coreia do Norte em 2022. KRT/Reuters

    Ju-min ParkSatoshi Sugiyamada Reuters

    Seul

    A Coreia do Norte disparou o que pareciam ser cerca de 10 mísseis balísticos de curto alcance da costa leste do país, disseram os militares da Coreia do Sul nesta quinta-feira (30), no horário local.

    O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico que aparentemente caiu fora da zona econômica exclusiva do Japão.

    Os supostos mísseis foram disparados de uma região próxima à capital Pyongyang às 6h14 da manhã, no horário local, e voaram cerca de 350 quilômetros antes de cair no mar, ainda segundo o comunicado dos militares sul-coreanos.

    A Coreia do Sul disse que está compartilhando informações relacionadas aos mísseis norte-coreanos com os EUA e com as autoridades japonesas.

    O lançamento foi feito dias depois que a Coreia do Norte falhou, de novo, em tentar colocar em órbita um satélite espião. O motor do foguete explodiu durante o voo.

    Depois do fracasso, o líder Kim Jong-un prometeu nunca desistir dos projetos espaciais.

    Na quinta-feira (30), no horário local, um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte condenou a declaração do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, de que a tentativa de lançar outro satélite militar usando tecnologia de mísseis balísticos vai contra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

    Em outro lançamento, a Coreia do Norte enviou centenas de balões carregando lixo e fezes para o outro lado da fronteira em direção para a Coreia do Sul na quarta-feira.

    O governo sul-coreano ficou irritado e disse que o ato era perigoso.