Coreia do Norte dispara mísseis balísticos, dizem militares sul-coreanos
O primeiro míssil balístico de curto alcance foi disparado para nordeste por volta das 5h05, perto de Changyon, província de Hwanghae do Sul
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico de curto alcance e outro míssil balístico na segunda-feira, disseram os militares da Coreia do Sul.
O primeiro míssil balístico de curto alcance foi disparado para nordeste por volta das 5h05, perto de Changyon, província de Hwanghae do Sul, na Coreia do Norte. Outro míssil balístico desconhecido foi detectado por volta das 5h15 na mesma área, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O primeiro míssil voou cerca de 600 km (373 milhas). O segundo voou cerca de 120 quilómetros, com a Coreia do Sul e os Estados Unidos a analisarem o lançamento, acrescentou.
“Condenamos veementemente o lançamento de mísseis da Coreia do Norte como uma provocação que ameaça seriamente a paz e a estabilidade na Península Coreana”, afirmou o Estado-Maior Conjunto num comunicado, acrescentando que partilhou informações sobre os mísseis com as autoridades norte-americanas e japonesas.
“Os militares sul-coreanos manterão a sua capacidade e postura para responder esmagadoramente a qualquer provocação, ao mesmo tempo que monitorizam de perto as diversas atividades da Coreia do Norte sob uma forte postura de defesa conjunta Coreia do Sul-EUA”.
No domingo, a Coreia do Norte criticou um exercício militar conjunto da Coreia do Sul, do Japão e dos Estados Unidos realizado no mês passado e alertou para uma “resposta esmagadora” contra tais exercícios.
A Coreia do Norte disse na semana passada que conduziu com sucesso um importante teste destinado a desenvolver mísseis com múltiplas ogivas, uma alegação rejeitada pela Coreia do Sul como “engano” para mascarar um lançamento fracassado.
(Reportagem de Ju-min Park e Joyce Lee; edição de Lisa Shumaker e Stephen Coates)