Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte apresenta novo míssil intercontinental em parada militar

    Arma em massa foi carregada por um caminhão de 11 eixos no clímax de uma cerimônia de quase duas horas na capital norte-coreana, Pyongyang

    Brad Lendon, da CNN

    A Coreia do Norte revelou o que analistas acreditam ser um dos maiores mísseis balísticos do mundo durante uma parada militar que celebra o 75º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia, transmitido pela emissora estatal de televisão neste sábado (10).

    A arma em massa foi carregada por um caminhão de 11 eixos no clímax de uma cerimônia de quase duas horas na capital norte-coreana, Pyongyang.

    Analistas dizem que o novo míssil não foi testado ainda, mas uma arma maior poderia permitir a Coreia do Norte colocar múltiplas ogivas nucleares nele, aumentando a ameaça que ele poderia ser para qualquer adversário militar.

    “O maior míssil movido a combustível líquido em qualquer lugar, para ser claro”, publicou Ankit Panda, diretor sênior do Programa de Políticas Nuclears no Carnegie pela Paz Internacional, nas redes sociais.

    Assista e leia também:

    Seul diz que Coreia do Norte matou sul-coreano a tiros para ‘combater Covid-19’

    ‘Temos uma amizade muito especial’: cartas entre Trump e Kim são reveladas

    Míssil Correia do Norte
    Coreia do Norte exibe o que aparenta ser um novo míssil intercontinental com potencial para carregar múltiplas ogivas nucleares
    Foto: Korean Central TV/Reprodução

    “Combustível líquido, enorme, capaz de carregar múltimas ogivas nucleares”, escreveu Melissa Hanham, subdiretora da Rede de Transparência Nuclear da Universidade de Stanford.

    “O que a Coreia do Norte nos mostrou aparenta ser um novo míssil intercontinental, algo como um derivado do que foi testado por eles em 2017, conhecido como Hwasong-15, muito maior e claramente mais poderoso do qualquer coisa no arsenal deles”, diz Harry Kazianis, diretor sênior de estudos sobre a Coreia no Centro de Interesse Nacional, em Washington.

    Falando antes dos tanques e mísseis serem apresentados, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, elogiou o poderio militar do seu país e afirmou que seu objetivo é proteção. “Nós vamos continuar para fortalecer nosso poder militar de dissuasão, no que diz respeito a autodefesa”, afirmou Kim, em raro momento de emoção.