Controle do Congresso dos EUA permanece indeterminado um dia após as eleições
Dois estados podem decidir controle do Senado; na Câmara, republicanos estão se aproximando de uma pequena maioria
Um dia após o término das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, o controle do Congresso permanece indeterminado.
Os republicanos detêm 49 cadeiras no Senado, enquanto os democratas têm 48. Dois estados ainda estão em disputa e a vaga na Geórgia será decidida por um segundo turno em dezembro.
Na Câmara, pode levar dias até que um quadro completo surja, já que os votos ainda estão sendo contados em estados como Califórnia, Oregon, Nevada e Arizona.
Senado
Ainda é muito cedo para definir qual partido vai ganhar o controle do Senado. Os democratas tiveram a única vantagem até agora com a vitória de John Fetterman na Pensilvânia, mas ainda precisam conquistar mais dois assentos para garantir o controle.
Na quarta-feira (9), a CNN projetou que o senador republicano Ron Johnson manteria sua cadeira em Wisconsin e que o senador democrata Raphael Warnock e o republicano Herschel Walker iriam para um segundo turno em 6 de dezembro na Geórgia.
A CNN não fez uma projeção de controle partidário em outras duas sedes – Arizona e Nevada.
Desde 1h30min da madrugada desta quinta-feira (10), o senador democrata Mark Kelly do Arizona estava à frente do republicano Blake Masters por cerca de 95.000 votos depois que um relatório de votação do condado de Maricopa expandiu a liderança de Kelly.
Na quarta, cerca de 600.000 votos ainda precisam ser contados no Arizona.
Em Nevada, o republicano Adam Laxalt atualmente lidera a contagem contra a senadora democrata Catherine Cortez Masto. A CNN estima que a partir das 23h30. Na quarta-feira, cerca de 160.000 votos ainda precisam ser contados em Nevada.
Relatórios de votação noturnas dos maiores condados são esperados em ambos os estados.
Enquanto a CNN projetou que a cadeira no Senado do Alasca será controlada pelos republicanos, a CNN não projetou se a senadora Lisa Murkowski ou Kelly Tshibaka prevalecerão. Se nenhuma das duas obtiver mais de 50% dos votos de primeira escolha, o resultado será decidido por votação de escolha classificada.
Câmara
Até o momento da publicação desta matéria, existem 35 corridas não contabilizadas na Câmara – os democratas lideravam a contagem de votos em 24 delas, enquanto os republicanos lideram em 11.
Os republicanos precisam conquistar mais 9 assentos para alcançar os 218 necessários para controlar a Câmara, os democratas precisam ganhar mais 27 assentos para chegar aos 218.