Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conselho de Segurança da ONU fará reunião de emergência após ofensiva russa a usina nuclear

    Três diplomatas da organização informaram que encontro acontece nesta sexta-feira (4)

    Richard Rothda CNN , Atlanta

    Após uma ofensiva russa nas proximidades de uma usina nuclear na Ucrânia, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizará uma reunião de emergência nesta sexta-feira (4) em Nova York, segundo três diplomatas da organização.

    Tropas russas ocuparam a usina nuclear de Zaporizhzhia, considerada a maior da Europa – onde um incêndio na área ameaçava um desastre potencial foi extinto nas primeiras horas da manhã desta sexta, segundo o regulador nuclear da Ucrânia.

    A reunião será aberta, com discursos de um funcionário da Agência Internacional de Energia Atômica e de um funcionário da ONU. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido disseram que queriam ter uma reunião de emergência após a ofensiva russa.

    Ainda na manhã desta sexta, o chefe de Política Externa da União Europeia (UE), expressou seu apoio a uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU após o ataque. O líder da área na UE alertou sobre a possibilidade de os ataques terem consequências graves.

    “Os ataques russos nas proximidades das usinas nucleares da Ucrânia podem ter consequências catastróficas. Eles devem parar imediatamente”, twittou Borrell nesta sexta-feira (4). “O bombardeio e o incêndio resultante na área da usina [Zaporizhzhia] podem colocar em risco toda Josep Borrell a Europa”, acrescentou.

    De acordo com um comunicado compartilhado pela Energoatom, operadora de energia nuclear da Ucrânia, via Telegram nesta sexta, a equipe da usina continua trabalhando nas unidades de energia, “garantindo a operação estável das instalações nucleares”.

    Tópicos