Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça Ballina, pequena cidade na Irlanda que também celebrou vitória de Biden

    Edward Blewitt, um dos 10 tataravós de Biden que nasceram na Irlanda, era dessa cidade no oeste do país; democrata visitou o local e encontrou parentes em 2016

    Eoin McSweeney, da CNN

    As estrelas e listras flutuaram durante toda a semana nas ruas de Ballina – cidade de apenas 10.000 habitantes no oeste da Irlanda de onde vieram os ancestrais irlandeses do presidente-eleito dos EUA, Joe Biden.

    Dez dos 16 tataravós de Biden nasceram na Irlanda, de acordo com a campanha Irish for Biden (A Irlanda por Biden, em tradução livre), com Edward Blewitt, o tataravô de Biden, fornecendo a conexão com Ballina.

    No sábado (7), enquanto a CNN previa a vitória de Biden na disputa pela Casa Branca, os residentes de Ballina saíram para comemorar o sucesso de seus parentes distantes.

    “Acho que Ballina salvou o mundo esta noite, porque sem Ballina não haveria Joe Biden”, disse Smiler Mitchell à CNN.

    Balões foram amarrados a carros e a multidão cantou “The Green and Red of Mayo”, uma balada famosa sobre o município onde Ballina está situada. Um carro com um recorte de papelão de Biden no banco da frente tinha uma placa que dizia: “PENSILVÂNIA BIDEN # 1.”

    Assista e leia também:
    ‘Agora é hora de curar os EUA’, diz Biden em 1º discurso como eleito
    ‘Que a era sombria comece a terminar’: Leia o discurso de Joe Biden após eleito
    Joe Biden: A longa trajetória do ex-vice de Obama no caminho até a Casa Branca

    Antes da eleição, a comunidade realizou um evento “Ridin ‘for Biden” (Passei por Biden, em tradução livre) ao redor das pontes que cruzam o rio Moy com uma carreata de carros passando pela icônica catedral da cidade e terminando em frente a um mural do próprio democrata, erguido na praça principal da cidade.

    “Ballina sempre foi uma cidade oprimida no oeste da Irlanda, que teve seus próprios desafios no passado”, disse o político local Mark Duffy.

    “Agora achamos que é nossa hora de brilhar e dar o nosso melhor. Esperamos receber visitantes de todos os Estados Unidos e de todo o espectro político”, completou.

    Ele lembrou que a cidade fica em uma parte bonita do mundo, com lagos, montanhas e mata urbana nos arredores.

    Biden ainda tem parentes distantes na cidade.

    Moradores de Ballina, na Irlanda, tiram foto em frente a mural de Joe Biden
    Moradores de Ballina, na Irlanda, tiram foto em frente a mural de Joe Biden
    Foto: Reuters

    Joe Blewitt, um primo em terceiro grau, que se encontrou com o presidente eleito várias vezes, disse que seu homônimo “é totalmente pé no chão”.

    “Ele é um homem de família”, disse Blewitt à CNN por telefone.

    Mas Ballina não é a única cidade irlandesa com uma conexão Biden. No lado oposto do país – em Carlingford, no condado de Louth – uma banda comunitária de tubos apresentará pela primeira vez neste domingo (8) um hino para Biden.

    O bisavô de Biden, James Finnegan, chegou a Nova York no navio da marquesa de Bute em 1850 de Carlingford, uma cidade costeira localizada a cerca de 110 quilômetros ao norte de Dublin.

    Em homenagem à vitória de seu filho mais famoso na eleição norte-americana, o padre da paróquia local de Carlingford planejou tocar os sinos da igreja com a presença de crianças em idade escolar e membros da comunidade.

    Assista e leia também:
    Sete conclusões da vitória de Joe Biden nas eleições dos EUA
    Biden descobriu que venceu a eleição pelos netos, diz fonte
    Vitória de Joe Biden deve enfraquecer populismo de direita, diz especialista
    Lady Gaga, Kim Kardashian: famosos celebram vitória de Biden e Harris

    Paul Allen, o principal organizador da campanha Irish for Biden, disse à CNN que a cidade ficou radiante com o resultado.

    “Joe Biden é um irlandês-americano por excelência e isso mostra o que uma combinação de trabalho duro e determinação pode fazer”, disse ele.

    A campanha encorajou os irlandeses de todo o mundo a telefonar para um parente nos EUA e pedir-lhe que votasse em Biden.

    “A enfermeira que trabalha em Chicago, o bombeiro em Boston ou o policial em Nova York, o trabalhador da construção civil na América; essa é a conexão irlandesa-americana”, acrescentou Allen.

    A comunidade de Carlingford hospedou Biden em 2016 e, antes de sua visita, ele escreveu uma carta que dizia: “O nordeste da Pensilvânia estará escrito em meu coração. Mas a Irlanda estará escrita em minha alma.”

    Biden discursa durante viagem à Irlanda em 2016
    Com as bandeiras de Irlanda e dos EUA ao fundo, Biden discursa durante viagem ao país europeu em 2016
    Foto: Embaixada do EUA na Irlanda

    O primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, foi um dos primeiros líderes mundiais a parabenizar Biden por sua vitória no sábado.

    De volta a Ballina, mais comemorações são esperadas neste domingo (8). A cidade, considerada uma cidades gêmeas de Scranton, na Pensilvânia, também é o lar da primeira mulher presidente da Irlanda, Mary Robinson, que foi eleita há 30 anos.

    “Sua mensagem foi de esperança e uma luz para a diáspora”, disse o político Mark Duffy. “Trinta anos depois, um dos descendentes de nossa diáspora, que teria deixado Ballina em um período tão sombrio e sombrio para a história da Irlanda, passou a ocupar o cargo mais alto dos EUA.”

    Tópicos