Confrontos entre fiéis muçulmanos e polícia israelense são registrados em mesquitas de Jerusalém
Equipe da CNN também foi hostilizada pelos policiais que empurravam agressivamente fiéis que desejavam entrar no templo
Confrontos entre a polícia israelense e fiéis muçulmanos que desejavam rezar na mesquita de al-Aqsa, na Cidade Velha de Jerusalém, eclodiram pouco depois do meio-dia (horário local) desta sexta-feira (27).
Um grupo de policiais fortemente armados isolou a entrada do complexo perto do Portão do Leão da cidade, às vezes empurrando as pessoas agressivamente com cassetetes.
As pessoas que tiveram sua entrada negada disseram à CNN que não receberam nenhuma razão para não serem autorizadas a assistir ao serviço de oração na mesquita.
Eles disseram à CNN que acreditavam que “o humor dos policiais” era o fator decisivo. A CNN testemunhou vários incidentes de policiais empurrando pessoas depois que elas se aproximaram da entrada e perguntaram por que não foram autorizadas a entrar.
Várias das pessoas empurradas desta forma eram mulheres mais velhas. A CNN não viu nenhum fiel iniciando uma altercação física ou tentando entrar no complexo.
A polícia não deu respostas específicas às perguntas da CNN sobre por que algumas pessoas não foram autorizadas a entrar.
Parecia haver divergências entre diferentes oficiais sobre quem deveria ser autorizado a entrar e quem deveria ser rejeitado.
Após testemunhar vários policiais empurrando uma idosa para fora do caminho, a equipe da CNN foi orientada a sair e foi empurrada.
Vídeo: Quase metade dos israelenses são a favor de adiar incursão terrestre em Gaza
Veja imagens da guerra entre Israel e Hamas
[cnn_galeria active=”3666317″ id_galeria=”3485857″ title_galeria=”Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas”/]